Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

As primeiras Fases de Desenvolvimento do Bebé

As primeiras Fases Desenvolvimento Bebé

O desenvolvimento do seu filho nos primeiros seis meses de vida é fenomenal.

Comer e dormir parecem ser os únicos interesses do seu mais-que-tudo, no entanto algo mais está a acontecer. Sim, ele não nasceu esfomeado nem cansado! Internamente está a decorrer um enorme reboliço para adaptar-se ao mundo exterior.

É expectável que o peso do corpo duplique em cinco meses e o do cérebro triplique num ano, imagine.  E para que este  importante crescimento seja harmonioso, não basta alimentar a sua criança, tem de nutri-la adequadamente. 

Conhecer as necessidades do seu filho nas diferentes fases de crescimento vai com certeza contribuir muito para um melhor aconselhamento parental sobre escolhas alimentares.

Não quero com isso afirmar que por saber tudo na ponta da língua, ficará imune às aversões alimentares, às birras, às preferências monótonas do seu pequenote. Vai ficar frustrada e é normal que sinta que a frustração é constante. Mas com certeza não será o fim-do-mundo!

É verdade que a manutenção de refeições regulares irá permitir-lhe um desenvolvimento ótimo do corpo e da mente, mas nem tudo se rege “by the book”.

Quantas mães alarmadas existem espalhadas no mundo, aflitas porque o seu pequenote só come batatas e massa?  Ainda que lhe possa parecer frustrante, tente adaptar-se às necessidades do seu filho.

Eu sei que muitas mães, neste momento, lançam olhares ferozes sobre o que acabei de escrever. É que as necessidades alimentares que falo têm uma base e razão biológica, coisa essa muito diferente e distinta de outra que se chama exigência alimentar.

Algumas crianças  comem tudo o que lhes é oferecido, outras só comem o que não podia ser oferecido, outras nem comem nada, outras comem o mundo e ainda existem as que procuram determinados alimentos por razões específicas aparentemente desconhecidas.

As mudanças de gostos são normais, ditam fases diferentes, significam crescimento. E Crescer parece que é o que se quer!

Conhecer as necessidades de cada fase do seu mais-que-tudo, pode poupar-lhe horas na cozinha e níveis de frustração altíssimos. Vou tentar ajudá-la! Não perca as próximas publicações com informação, conselhos nutricionais e receitas para cada uma das etapas de alimentação que se avizinham.

 

Carolina Fernandes

Nutricionista e Coordenadora de Produção da Bebé Gourmet

 

Para mais informações sobre a Bebé Gourmet, visitem o Site www.bebegourmet.pt ou a página de Facebook em www.facebook.com/bebegourmetpt.