A solução é simples: descomplicar.
Já estão a imaginar as “férias” com o bebé, não é? Com aspas, para simbolizar a casa às costas, o porta-bagagens pelas costuras, o stress infinito, o parar o carro vinte vezes, o não ir à praia e o desistir de programas divertidos porque há birras acumuladas…
Temos dicas salva-vidas que vos vão permitir relaxar e passar dias felizes em família e com amigos. A abobrinha será a estrela, mas os dias prometem sol!
A mala de viagem do bebé para as férias
Já se sabe, o ideal é contar com uma mala só para o bebé. A fórmula é simples; se vão passar 7 dias fora, levem pelo menos 14 mudas de roupa. Assim evitam ter que gastar dinheiro extra se o bebé se sujar.
Na hora de fazer a mala, sigam a mesma lógica com que escolhe os seus looks: é necessária roupa para a praia, para jantar fora, para excursões ou passeios, e não se esqueça ainda dos casacos de malha para as noites mais frias, dos interiores, do fato de banho e do chapéu, e de sapatos adequados aos diferentes planos.
Ainda na mala do bebé, devem levar:
- fraldas (apontem para um mínimo de seis por dia),
- dois pacotes de toalhitas,
- um tubo de creme anti-assaduras,
- amostras dos produtos de higiene do bebé – duram bastante, apesar de parecerem doses mínimas,
- uma chucha suplente se o seu bebé utilizar,
- vários biberons,
- um aspirador nasal – é provável que o contacto com a água provoque algum desconforto ao bebé,
- soro,
- e, se quiser, acessórios como fitas ou ganchos.
Se uma das maiores preocupações for o local onde o bebé vai dormir, pensem em economizar espaço e optem por um produto que possa servir como banheira, berço e “espaço de segurança” na praia. Existem algumas piscinas insufláveis desenhadas especialmente para bebés que podem ser uma boa opção.
Alimentação do bebé nas férias
Se amamentam, perfeito, não é necessário preocuparem-se com este detalhe. Caso o bebé beba leite de fórmula, considerem comprar uma lata apenas no destino, para evitar ocupar espaço desnecessário no transporte.
O mesmo vale para as restantes opções de refeição: se quiserem fazer sopa, encontrem um hipermercado na região e procurem legumes frescos. Se o bebé já acompanhar os papás à refeição, preparem pratos iguais para todos: uma receita para simplificar.
Se ficarem num hotel com refeições incluídas, ou optarem por refeições fora, pesquisem com alguma antecedência espaços baby friendly na área, para que toda a família possa estar confortável e desfrutar das refeições.
Tentem ter sempre fruta e snacks saudáveis para levar para a praia, muito propícia a abrir o apetite a miúdos e graúdos.
Socorro, tanta areia! Como tornar a estadia na praia mais agradável para o bebé?
Uma ida à praia com um bebé não tem que se tornar uma tarefa hercúlea.
Tenham sempre no carro ou na mala da praia um lençol de cantos elásticos. Com a ajuda da arca frigorífica e das malas de praia, podem transformar o lençol num “espaço de brincadeira” livre de areia, onde o bebé estará em segurança.
Outra opção é utilizar a tal piscina insuflável de bebé para criar uma área de diversão muito fresquinha e sem correr o risco de levar areia para casa escondida na fralda (ou na boca!).
Se preferirem deixar o bebé à solta na areia, anotem este truque: pó de talco é a solução mais rápida e eficaz para limpar os pezinhos cheios de areia.
Os bebés têm mais dificuldade em regular a sua própria temperatura, e sabemos que mesmo à sombra o calor às vezes é demasiado. Nessas alturas, tenham sempre à mão uma garrafinha de spray para borrifar o bebé com água fresquinha. Ele vai achar graça e é uma forma de manter o seu bebé fresquinho.
Levar um chapéu de sol ou uma tenda – exclusivamente para o bebé ou para toda a família! – é essencial.
Coloquem o protector solar na arca frigorífica. Quando o voltarem a aplicar ao bebé (a cada duas horas!) vai estar não só a protegê-lo como a ajudar na regulação da temperatura. Podem também guardar aí a muda de roupa do bebé.
É um daqueles investimentos que compensa muito: comprem uma bolsa com rede para guardar os brinquedos do bebé. Quando os arrumar no saco, a rede filtrará naturalmente a areia.O carro e os nervos agradecem!
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?