Bebés > Alimentação do bebé > Introdução de alimentos

Introdução alimentar aos 8 Meses

Introducão alimentar 8 Meses

A nutrição é bastante importante para o desenvolvimento dos mais pequenos. Existem vários alimentos que podem ser acrescentados dependendo da idade o seu filho. Neste artigo o Bebé Gourmet partilha alguma dicas bastante importantes sobre este tema.

O seu “pequeno” já tem 8 meses de idade?

Está mais do que na hora de continuar a descobrir novos sabores e novas consistências dos alimentos, uma vez que o seu aparelho gastrointestinal e renal estão aptos a realizar as suas funções no organismo.

Todos os pais têm consciência que à medida que o seu bebé vai crescendo, as suas necessidades nutricionais também se vão alterando, de acordo com a evolução das suas capacidades fisiológicas.

Por volta do 6º mês, o leite deixa de satisfazer por si só as necessidades do seu rebento, pelo que se torna pertinente a introdução gradual de novos alimentos.

A diversificação alimentar é um processo gradual que só termina por volta do 1º ano de vida, quando o bebé começa a adaptar-se progressivamente à alimentação da família.

Ao oitavo mês de vida pode começar a introduzir o peixe como alternativa à carne e o iogurte como alternativa ao leite ou à papa, tendo sempre presente que só se deve introduzir um alimento de cada vez e com um intervalo de 3 a 5 dias entre cada alimento, de forma a identificar possíveis reações alérgicas e simultaneamente para que o bebé se possa adaptar ao novo sabor.

Deve introduzir o peixe numa das refeições principais. No início, o peixe deve ser adicionado triturado à sopa de legumes e só após o primeiro ano de vida introduzido de forma individual. Inicialmente, deve sempre optar por peixes magros como a pescada, o linguado e a maruca em detrimento dos peixes gordos como o salmão, a sardinha e a cavala. 

O nosso segundo alimento deste mês é o iogurte. Este é, habitualmente, um alimento bem tolerado porque apresenta uma menor quantidade de lactose quando comparado com outros produtos láteos, sendo assim mais facilmente digerido. Este alimento apresenta ainda uma função bastante interessante no organismo do seu filhote, uma vez que o pode, em certas circunstâncias, proteger de possíveis infeções intestinais.

Deve sempre optar por um iogurte sólido natural sem aroma e pode introduzir numa refeição intercalar (meio da manhã ou meio da tarde), em alternativa ao leite/ papa. Se desejar pode adicionar fruta triturada fresca ao iogurte natural.

Quer direcionar as suas energias para o seu filho e não para a cozinha? Pois bem, não se preocupe, pois temos solução para o seu problema.

A bebé Gourmet tem ao seu dispor um vasto leque de refeições frescas, saudáveis e adequadas para cada fase do seu filhote.

Venha conhecer as nossas lojas e as opções que temos ao seu dispor ou através do nosso site em www.bebegourmet.pt ou a nossa página Facebook em www.facebook.com/bebegourmetpt

Artigo escrito por Ana Filipa Pereira – Estagiária do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz na Bebé Gourmet

Artigo revisto por Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e pela Bebé Gourmet

 

Saiba mais sobre a introdução de alimentos até aos 12 meses: 


Os primeiros 0-5 meses de vida

 

Os primeiros 0-5 meses de vida

 

 

Aos 6 meses

 

Aos 6 meses

 


Alimentação dos bebés aos 7 meses

  

Alimentação dos bebés aos 7 meses

 

 


9 Meses… E a Aventura Continua

 

 

9 Meses… E a Aventura Continua

 

 

 

10 Meses… Mais um Passo

 

10 Meses… Mais um Passo

 

 

 

 A 1 Mês da Dieta da FamíliaA 1 Mês da Dieta da Família

 

 

 

Bem-vindos a um Novo Mundo…Bem-vindos a um Novo Mundo…