Bebés > Alimentação do bebé > Introdução de alimentos

Quando escolher alimentos biológicos?

Comprar biológico para o bebé

Na alimentação do bebé a escolha dos alimentos é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo e desenvolvimento.

Actualmente, os alimentos estão cada vez mais expostos a tóxicos que alteram a sua qualidade e depositam-se no corpo, comprometendo o seu desempenho e assim a nossa saúde. Através de vários estudos já se percebeu que muitos destes tóxicos presentes nos alimentos (desde fruta, a legumes, até à carne e ao peixe) vão dar origem a problemas de saúde, chegando até a comprometer os níveis de aprendizagem da criança.

Portanto a escolha de alimentos biológicos deve ser sempre que possível! Pois, quanto menos expusermos o nosso bebé a tóxicos melhor para a sua saúde.

O que se entende por produtos biológicos?

Os produtos de agricultura biológica são produtos que não foram expostos a químicos agressivos, crescem naturalmente na natureza, como na época dos nossos antepassados.
Hoje em dia existe uma entidade que regula a agricultura biológica e sustentável que assinala os produtos biológicos, certificando-os.
Por isso, sempre que vir o seguinte símbolo pode ter a confiança que aquele alimento é de origem biológica.

Muitas vezes pode não encontrar este símbolo, mas se optar por comprar produtos a agricultores locais (que embora não tenham a certificação) a sua agricultura é na maioria das vezes sustentável e não usam também tantos químicos como na agricultura em larga escala.
Pode também realizar o projeto de ter uma pequena horta (actividades que as crianças adoram fazer) em casa e ter os seus próprios legumes ou frutos.

Onde encontrar produtos biológicos?

Nos mercados próprios ou junto dos agricultores. Até nas grandes superfícies comerciais já têm opções biológicas certificadas.
SUGESTÃO: Em Lisboa existe uma excelente opção, o mercado Amor Bio, onde encontram opções desde fruta a legumes até carne e peixe, tudo biológico e certificado!

Preciso de comprar TUDO biológico?

Quando comprar tudo biológico não é uma opção deve limitar a sua exposição às toxinas.
Existe uma listagem dos alimentos que são mais expostos às toxinas e esses deve MESMO consumir de origem biológica.

Que alimentos são OBRIGATÓRIOS comprar biológico?

– Ovos
– Carne
– Peixe (não deve ser de aquacultura)
– Leite de origem animal (se consumirem)
– Lacticínios
Vegetais como:
– De folha verde escura (espinafres, couve, alface…)
– Batata
– Pepino
– Tomate e tomate cereja
– Pimentos
Frutas:
– Morangos / Frutos vermelhos
– Maçãs
– Uvas
– Pêssegos
– Laranja

Sempre que possível consuma opções biológicas ou de origem sustentável. Será melhor para a saúde da sua família!

Para mais informações sobre este tema consulte a lista oficial do Environmental Working Group, uma organização que se dedica a estas questões e classifica vários alimentos e produtos, sinalizando os mais tóxicos.

Este artigo foi-nos gentilmente cedido por Barrigas de Amor.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *