Bebés > Alimentação do bebé > Introdução de alimentos

O meu bebé tem um ano! O que deve comer?

alimentação de bebé de 1 ano

A partir do 1º ano, o seu filho vai evoluir para uma alimentação semelhante à da família.

A mudança na alimentação de um bebé de um ano abre um mundo novo, cheio de possibilidades e tentações. No entanto, um bebé não é um mini-adulto. Continua a ter necessidades nutricionais específicas, diferentes das nossas, pelo que é fundamental ter alguns cuidados na escolha e preparação dos alimentos que lhe oferecemos. Até porque há alimentos a evitar, mesmo após o primeiro aniversário.

Somos nós os responsáveis pela alimentação das crianças – nesta idade, elas não têm ainda real noção dos sabores, não sentindo assim falta daquilo que nunca provaram. Esta é uma máxima importante, já que depende de nós a introdução de determinados grupos de alimentos nas rotinas dos nossos filhos.

A alimentação de um é a alimentação de todos.

alimentação

Se os nossos hábitos alimentares não forem adequados, o mais provável é que os deles não o sejam também. Por isso, a primeira dica passa por repensar a nossa alimentação. O ideal é que, nesta fase, a família adapte os hábitos alimentares em função dos hábitos do bebé, e não o contrário. Garantem assim escolhas mais equilibradas e saudáveis para todos, e poupam no tempo de preparação das refeições: quem cozinha para um, cozinha para dois ou três.

Agora fiquei doce…

fruta

Não existem alimentos totalmente proibidos mas sim aqueles que devem ser consumidos com mais moderação, ou ser substituídos por outros, semelhantes, mas nutricionalmente mais valiosos.

Quer fazer um bolo no fim-de-semana? Tudo bem, a abobrinha pode comer. Substitua o açúcar refinado pelo mascavado ou de côco. Ou, melhor ainda, adoce com fruta. A banana é uma óptima opção.

Evite dar-lhe bolos de pastelaria, cujos ingredientes e confecção não controla de todo.

Cuidado com os temperos!

temperos

Evite adicionar sal aos alimentos da criança e recorra a ervas aromáticas para dar sabor às refeições. Utilize apenas os temperos naturais: cebola, alho, salsa, mangericão, orégãos ou coentros.

A evitar.

alimentação bebé 1 ano

Pacotes de batatas fritas? Bolachas com recheio? Chocolate? É natural que as crianças demonstrem curiosidade ao ver os pais consumir este tipo de produto alimentar e queiram provar também. A verdade é que não há necessidade nenhuma de os introduzir tão cedo na alimentação do seu filho, mesmo que pareçam facilitar-lhe a vida num primeiro momento.

 

Leite.

Alimentação 1 ano

O leite é essencial para um bom desenvolvimento das crianças. A Organização Mundial de Saúde defende a amamentação exclusiva até aos 6 meses de idade, reforçando no entanto a mais-valia de a manter como complemento até aos 2 anos de idade.

Infelizmente, e por diversos fatores, torna-se difícil para a grande maioria das mães seguir esta recomendação da OMS. Torna-se por isso fundamental encontrar uma alternativa que demonstre cuidado com o equilíbrio nutricional do seu filho, para o qual o nível de ingestão proteíco tem um papel fulcral.

Aptamil Junior 4 oferece uma boa opção: uma bebida láctea infantil desenhada para responder às necessidades nutricionais das crianças pequenas, a partir dos 12 meses, quando consumido como parte de uma alimentação diversificada e equilibrada.

Contém um teor proteico adequado (≤ 1,5 g/100ml), 2 vezes inferior ao do leite de vaca, ajudando a manter o equilíbrio nutricional.

Contém também Vitamina D e Cálcio, necessários para o crescimento e o desenvolvimento normal dos ossos das crianças, e Ferro, que contribui para o desenvolvimento cognitivo normal das crianças.

Numa fase tão importante como esta, em que bebés adquirem novas competências todos os dias, as escolhas que fazemos têm um impacto ainda maior no futuro das nossas crianças e é essencial serem decisões informadas.

Segundo estudos recentes 1,2, existem vantagens do leite adaptado relativamente ao leite de vaca, sendo as principais as seguintes:

– tem menos proteínas que o leite de vaca;

– é suplementado em ferro e vitamina D.

Aptamil Junior 4 tem ainda a vantagem de ser de fácil dissolução, com o sabor natural do leite.

Aptamil Junior 4 - Experimente grátis

Veja aqui como experimentar já o seu produto gratuitamente. Basta aderir à ação de oferta de reembolso de 100% na compra de Aptamil Junior 4 750g.*

 

 

 

Nota importante: A gama Aptamil Junior não deve ser utilizada como substituta do leite materno, durante os primeiros meses de vida do bebé, mas sim, como parte de uma dieta diversificada e saudável, a partir dos 12 meses de idade. Consulte sempre o seu Profissional de Saúde sobre a melhor alimentação do seu filho. A vitamina D e o Cálcio são necessários para o crescimento e o desenvolvimento normais dos ossos das crianças. O ferro contribui para o desenvolvimento cognitivo normal das crianças.
*Válido para qualquer compra efectuada entre 30/06/2017 a 31/12/2017, limitada a um total de 500 participações, esta quantidade poderá ser replicada até 3 vezes (máximo 1500 participações), mediante as mesmas condições. O reembolso será efetuado através dos dados bancários fornecidos e será sujeito à validação prévia do seu talão de compra.
Post escrito em parceria com Milupa Comercial, S.A
Referências:
¹Akkermans D et al. A micronutrient-fortified young-child formula improves the iron and vitamin D status of healthy young European children: a randomized, double-blind controlled trial. Am J Clin Nutr. 2017.1-9;
²World Health Organization. Guidelines on food fortification with micronutrients. Food and Agricultural Organization of the United Nations.2006.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.