Bebés > Alimentação do bebé > Introdução de alimentos

A alimentação do bebé a partir dos 8 meses

Alimentação do bebé a partir dos 8 meses

Está na altura de o bebé experimentar novas texturas!

Alimentação do bebé a partir dos 8 meses

Já vimos que a chegada aos 6 meses de vida coincide com o momento da diversificação alimentar do bebé, ao qual podemos oferecer pela primeira vez alimentos sólidos.

Aos 8 meses, a descoberta de novos alimentos e sabores prossegue, mas agora é tempo de estimular o desenvolvimento da mastigação oferecendo ao bebé novas texturas, progressivamente mais sólidas.

Comece por deixar os purés com uma textura mais granulosa (mal triturados) e depois passe aos pedacinhos que devem ser muito pequenos e macios.

O arroz, a massa e a batata

A partir dos 8/9 meses pode começar a juntar arroz ou massa (bem cozidos) ou puré de batata como acompanhamento da carne ou do peixe e dos legumes.

Veja como pode oferecer estes alimentos ao seu bebé no Livro dos Alimentos desenvolvido pela Blédina.

As leguminosas

Entre os 9 e os 11 meses podem começar a ser oferecidas leguminosas. Devem ser servidas em pequenas quantidades, sem casca e muito bem cozinhadas e trituradas.

O ovo

gema de ovo pode ser introduzida a partir do 9º mês (começando por dar metade da gema sempre bem cozida), em substituição da carne ou do peixe, no máximo 2 a 3 vezes por semana.

Caso não haja histórico individual de atopia, a clara pode ser oferecida ao bebé a partir dos 11 meses de idade, sempre de acordo com a indicação do profissional de saúde assistente.

A água

Lembre-se de oferecer água ao bebé várias vezes ao longo do dia. Ofereça a água no copo adaptado, em vez do biberão.

Alimentação do bebé a partir dos 8 meses – Menu e refeições do bebé

O seu bebé está a crescer e irá continuar a sua descoberta de novos sabores, transitando progressivamente de uma textura homogénea para uma textura granulosa, e por fim com pequenos pedacinhos. Aos poucos irá aproximar a sua alimentação à da família, mas ainda não é um adulto, pelo que deverá ter atenção que as suas necessidades e capacidades continuam a ser específicas.

Cada criança é única e diferente, por isso é primordial respeitar o apetite do seu bebé!

Quer saber o que oferecer ao seu bebé ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar? Descubra mais sobre esta nova fase com o Livro dos Alimentos desenvolvido pela Blédina, e encontre ainda deliciosas receitas, que lhe pode oferecer a partir dos 6 meses no site da Bledina.

Gostamos muito desta, uma sobremesa de maçã e figos que vai com certeza deixar o seu bebé com um sorriso no rosto! 🙂

Receita de sobremesa de maçã e figos

sobremesa-maca-figos

Ingredientes:

  • 20g de figos
  • 100g de maçã
  • 1 colher de sopa de água
  • ¼ de uma vagem de baunilha

Preparação:

  • Lavar e cortar os figos em pedaços.
  • Lavar, descascar, tirar as sementes da maçã e cortar em pedaços.
  • Colocar numa panela os frutos com a vagem de baunilha e cobrir com água.
  • Deixe cozer até que o líquido evapore e de seguida retire a baunilha antes de esmagar o preparado.
  • Sirva frio ao bebé.

Para mais receitas, conteúdos e dicas para o seu bebé, visite o site da Bledina

Bledina novo site

 

NOTA: As receitas indicadas no site da Bledina são adequadas à diversificação alimentar do bebé, a partir dos 6 meses, salvo opinião do profissional de saúde. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de crescimento. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre a melhor nutrição para seu bebé, e antes de efetuar alguma alteração na sua alimentação.
De forma a ajudar a identificar os alergénios mais comuns, estes foram assinalados a negrito na secção ingredientes das receitas. Esta menção é indicativa, e caso tenha alguma questão sobre alergias alimentares deverá sempre consultar o seu profissional de saúde assistente.
Nota importante: O leite materno é a nutrição ideal para o seu bebé. Por favor consulte sempre o seu profissional de saúde quando considerar introduzir alimentos complementares.
AD – Publipost – Post feito em parceria publicitária com a Milupa Comercial S.A.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *