Conheçam vários tipos de copos para o bebé e percebam como eles podem contribuir para a autonomia da criança.
Os copos para o bebé contribuem para a autonomia da criança, ajudando-a a ultrapassar as várias etapas evolutivas. Por isso, há muitas soluções possíveis, pensadas para diferentes idades.
Há copos que se adaptam às necessidades do bebé, desempenhando um papel importante em determinadas fases do seu crescimento e contribuindo para que o bebé vá dando os primeiros passos na conquista da sua autonomia.
Bebé: a passagem do biberão para o copo
A chegada dos primeiros dentes ocorre por volta dos 4-6 meses de vida do bebé. Um acontecimento marcante que aumenta o risco do desenvolvimento de cáries dentárias. Esse problema é, geralmente, causado pelo consumo de produtos com açúcar.
Porém, os biberões também elevam a probabilidade de desenvolver cáries, pois promovem um fluxo muito lento dos líquidos, através das tetinas, o que faz com que os líquidos permaneçam mais tempo em contacto com os dentes. É, por isso, mais saudável usar o copo, assim que tal seja viável, claro.
Fazer a transição do biberão para o copo é um processo que leva o seu tempo e cada bebé tem o seu próprio ritmo. A criança vai adquirindo competências, que passam por dominar as suas capacidades motoras / orais mais avançadas e por melhorar a coordenação óculo-manual.
Contudo, é importante o bebé deixar o biberão logo que possível, de modo a acelerar o seu desenvolvimento, a melhorar o seu processo de aprendizagem e a preservar a sua saúde oral.
O que devem fazer:
✓ Mostrem como usar o copo. Os bebés gostam de imitar aquilo que os adultos fazem;
✓ Optem por um copo inquebrável e com pegas, pois promove a autonomia e a independência;
✓ Experimentem diferentes modelos de copo: anti-fugas, com bico,…;
✓ Aceitem como normais alguns “acidentes”, como molhar a roupa, entornar a água,…
O que não devem fazer:
X Recriminar o bebé quando ele se suja. Os “acidentes” fazem parte do processo de aprendizagem;
X Deixarem o bebé beber do copo sem supervisão (existe o risco de engasgamento);
X Imporem o uso do copo. Apesar de ser um passo importante, é necessário que a criança esteja preparada para dá-lo.
Tipos de copo para bebé
Os copos podem ter cores distintas, mas existem outros critérios bem mais sensatos para se conseguir escolher o copo certo para cada fase evolutiva do bebé. Eles podem ser muito diferentes, de modo a conseguirem acompanhar o bebé nas suas diversas etapas evolutivas. Cada copo oferece respostas distintas para diferentes necessidades .
Copo com tetina de silicone
Se o bebé ainda estiver a mamar, o copo de aprendizagem com tetina de silicone serve para fazer a transição. É o primeiro passo da aprendizagem, mantendo o conforto da sucção.
Copo de aprendizagem com bico extra macio
Este copo destina-se a iniciantes e pode ser usado por bebés a partir dos 4 meses. É um copo que promove a autonomia, tem pegas e apresenta um bico em silicone, que é flexível e macio. É sensato procurar um copo com um sistema antigota.
Copo de aprendizagem com bico suave
Este copo distingue-se do anterior pelo bico, que é ergonómico. Por ter um bico menos macio, promove o correto posicionamento dos lábios do bebé para beber. Também é sensato procurar um copo com um sistema antigota.
Copo sem válvula
Um copo sem válvula pode substituir o biberão a partir dos 6 meses de idade. Contudo, o bebé pode ficar feliz sem o conforto da sucção pois, em vez de mamar, o bebé pode começar a aprender a dar goles, o que é benéfico para a saúde dos seus primeiros dentes.
Copo de refeição
Os copos de refeição são mais indicados para bebés com idade superior a 1 ano. Eles promovem o aperfeiçoamento das técnicas de beber já adquiridas. Por terem um bico ergonómico e flexível em forma de palhinha, promovem a aprendizagem do uso da palha.
Copo com tampa
Este é uma alternativa aos copos de plástico, sendo um copo com asas que contribui para a autonomia e para o desenvolvimento das capacidades motoras do bebé. Os bebés mais autónomos beneficiam com este tipo de copo com tampa e base antiderrapante.
Copo com palha
Se pretende que o bebé tenha um progresso mais acelerado, deve evitar este copo com palhinha, pois ele perpetua os problemas decorrentes do uso do biberão. Este tipo de copo, pela presença da palha, estimula igualmente o mecanismo de sucção, semelhante ao usado na tetina.
Também vos pode interessar:
- Baby Led Weaning: o que é e como introduzir?
- Introdução Alimentar: quando pode o bebé começar a comer?
- Amamentação: tudo o que precisa de saber
- Mastite: o que é, como evitar e tratar
Este artigo foi útil para si?