Amamentação: problemas e soluções - Pumpkin.pt

Amamentação: problemas e soluções

amamentação: problemas e soluções

Cada nova etapa traz desafios, e a amamentação não é exceção. Conheçam o Bê à Bá desta viagem maravilhosa, da subida do leite às linhas de apoio.

Com o nascimento do bebé chega a tarefa de dar de lhe dar de comer, que, de acordo com a OMS deve ser composta exclusivamente por leite materno, até aos seis meses de vida. É nesta altura que surgem os problemas e os dilemas da amamentação. Mas, não se preocupem – estamos deste lado para ajudar-vos!

A gravidez é um mundo de descobertas e alegrias, que, assim que o bebé nasce se transformam em muita alegria, entusiasmo, mas também medo de falhar.

“Quando um bebé nasce, nasce também uma mãe”, é o que ouvimos dizer. Mas, ainda assim, muitas são as mulheres que se deixam dominar pelos receios, medos, dúvidas sobre alguns acontecimentos que podem surgir do simples facto de ter esse pequenino ser humano a sugar todo o leitinho das maminhas da sua mamã.

Amamentação: problemas e soluções

Onde há problemas, há soluções. Às vezes só temos de as procurar bem. Neste caso, não precisam de ir mais longe: contamo-vos tudo sobre os principais problemas e dúvidas que surgem durante a amamentação e como lidar com eles.

Tomem nota:

Assim que o bebé nasce, a mulher começa a produzir o primeiro leite do bebé, o colostro, e três ou quatro dias depois dá-se a subida do leite, altura em que o leite materno começa o seu processo de transformação para aquele que irá ser, dentro de uma ou duas semanas, o leite maduro. Conheça no artigo os truques para diminuir o incómodo pelo qual passa nesta altura.

O ingurgitamento mamário é um problema bastante comum entre a comunidade de recém-mamãs e consiste, basicamente, no empedramento das mamas, quando se dá a subida do leite.

Se o ingurgitamento não for tratado, pode resultar num abcesso mamário ou numa mastite, o que pode trazer muito incómodo para a mulher. Saiba no que consiste, como aliviar e tratar.

Para muitos destes precalços (não lhe chamemos problemas, uma vez que têm resolução), a solução passa por tirar o excesso de leite materno com uma bombinha de leite – explicamos-lhe tudo no artigo “Como tirar leite materno?”.

Outra dica está na forma como está a amamentar o seu bebés, as posições, o excesso de regras que impõe a si mesma, impondo um limite que, muitas vezes, ao não atingir, fá-la sentir-se frustrada. No artigo “Como amamentar: dicas, posições, duração…” falamos um pouco das ditas horas e a duração da mamada, damos-lhe algumas dicas para que o seu bebé, faça uma pega correta e para que a amamentação siga sobre rodas e sem grande stress.

Além de todas estes artigos com dicas concretas para cada problema específico, saiba que tem ainda acesso a associações de apoio à amamentação e à linha SOS Amamentação. Nestas pode encontrar do outro lado profissionais de saúde com especialização em aleitamento materno que irão ajudá-la a ultrapassar todos os seus receios, esclarecer as suas dúvidas e questões e, aos poucos, vai ver que a amamentação irá tornar-se num momento de prazer e união com o seu pequenote.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<