Está na altura de o bebé experimentar novas texturas!
Como é a alimentação de um bebé de 8 meses?
Já vimos que a chegada aos 6 meses de vida coincide com o momento da diversificação alimentar do bebé, ao qual podemos oferecer pela primeira vez alimentos sólidos.
Aos 8 meses, a descoberta de novos alimentos e sabores prossegue, mas agora é tempo de estimular o desenvolvimento da mastigação oferecendo ao bebé novas texturas, progressivamente mais sólidas.
Comece por deixar os purés com uma textura mais granulosa (mal triturados) e depois passe aos pedacinhos que devem ser muito pequenos e macios.
Alimentação de um bebé de 8 meses: o arroz, a massa e a batata
A partir dos 8/9 meses pode começar a juntar arroz ou massa (bem cozidos) ou puré de batatacomo acompanhamento da carne ou do peixe e dos legumes.
Alimentação de um bebé de 8 meses: as leguminosas
Entre os 9 e os 11 meses podem começar a ser oferecidas leguminosas. Devem ser servidas em pequenas quantidades, sem casca e muito bem cozinhadas e trituradas.
Alimentação de um bebé de 8 meses: o ovo
A gema de ovo pode ser introduzida a partir do 9º mês (começando por dar metade da gema sempre bem cozida), em substituição da carne ou do peixe, no máximo 2 a 3 vezes por semana.
Caso não haja histórico individual de atopia, a clara pode ser oferecida ao bebé a partir dos 11 meses de idade, sempre de acordo com a indicação do profissional de saúde assistente.
Alimentação de um bebé de 8 meses: a água
Lembre-se de oferecer água ao bebé várias vezes ao longo do dia. Ofereça a água no copo adaptado, em vez do biberão.
Alimentação de um bebé de 8 meses: menu e refeições
O seu bebé está a crescer e irá continuar a sua descoberta de novos sabores, transitando progressivamente de uma textura homogénea para uma textura granulosa, e por fim com pequenos pedacinhos.
Aos poucos irá aproximar a sua alimentação à da família, mas ainda não é um adulto, pelo que deverá ter atenção que as suas necessidades e capacidades continuam a ser específicas.
Cada criança é única e diferente, por isso é primordial respeitar o apetite do seu bebé!
Também lhe pode interessar:
- 31 músicas de embalar (e outras canções para adormecer o seu bebé!)
- 4 brincadeiras para bebés de 1 ano
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Nascimento dos dentes de leite: sintomas e soluções
Este artigo foi útil para si?