NewsMuseum: um museu interativo sobre Comunicação - Pumpkin.pt

NewsMuseum: um museu interativo sobre Comunicação

NewsMuseum

A experiência do NewsMuseum é recomendada tanto para jovens dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário como para estudantes do Ensino Superior.

Fica em Sintra e é o programa ideal para um passeio em família.

Este é um daqueles museus que marca a diferença não só pelo tema mas pela forma como o apresenta ao seu público.

Tudo menos aborrecido, aqui miúdos e graúdos podem conhecer, por exemplo, 100 anos de episódios mediáticos num tablet gigante.

NewsMuseum, um museu interativo sobre Comunicação

Mas há mais: quer melhor lugar do que uma varanda da Bagdad debaixo de fogo para conhecer por dentro o Jornalismo de Guerra?

Ou imagina-se a espreitar alguns dos momentos mediáticos mais significativos do mundo do Desporto através de um cacifo a lembrar os dos pavilhões das escolas?

No NewsMuseum pode conhecer os imortais do jornalismo, os protagonistas que se transformaram eles próprios em notícia, e relembrar a cobertura às tragédias que marcaram a nossa história.

NewsMuseum, um museu interativo sobre Comunicação

Mas o melhor deste museu é a possibilidade de o visitante entrar na própria notícia.

As crianças podem aprender tudo sobre o 25 de Abril, por exemplo, numa experiência interativa que recria o acontecido em 1974.

“Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas”.

Joaquim Furtado aos microfones do RCP numa cabina que o NewsMuseum replica e na qual o visitante é convidado a gravar a sua própria mensagem. Já podem dizer que participaram numa revolução!

Objectos do passado cedidos pela RTP, Lusa e EFE, os jornalistas mais famosos da ficção, o pulsar dos social media, as gaffes e gralhas mais engraçadas e embaraçosas, frases históricas ouvidas pela rádio, a liberdade de imprensa – todas estas realidades são salas no NewsMuseum onde pais e filhos podem conhecer mais sobre os meios de comunicação e a nossa própria história.

NewsMuseum, um museu interativo sobre Comunicação - realidade virtual

Neste museu podemos também viajar até 2046, 400 anos depois do nascimento do 1º jornal português (“O Gazeta”), numa experiência de realidade virtual onde o amanhã e o futuro dos media é antecipado. As famílias e as escolas podem igualmente escolher uma situação e gravar um “vivo” como se estivessem presentes no momento, com apoio de um teleponto profissional. Vai parecer que estão na SIC!

O melhor? Mostrar aos fãs os seus dotes de repórter publicando no canal do NewsMuseum no YouTube!

Para finalizar, podem jogar um jogo sobre a Ética do jornalismo (publicar ou não determinada notícia?) e testar os seus conhecimentos mediáticos num quiz com a Manuela Moura Guedes.

NewsMuseum, um museu interativo sobre Comunicação - tecnologia

Esta viagem através dos Media, Jornalismo e Comunicação tem um significante valor educativo, graças a um ambiente moderno e participativo, em que a partilha de informações sobre os episódios recentes da história do nosso mundo e da respetiva cobertura mediática se processa de forma experiencial e divertida com o auxílio de tecnologias inéditas.

Site: www.newsmuseum.pt

Morada: Rua Visconde de Monserrate, 26, 2710-591 Sintra

Contactos: [email protected] / +351 210 126 600 / +351 962 190 866

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<