O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.

A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quatro quiosques multimédia, um simulador de navegação e uma Pousada de Juventude.

Atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, O Navio Hospital Gil Eannes bateu o recorde de visitas neste mês de Agosto de 2016. A Fundação Gil Eannes registou durante o mês de agosto de 2016, o melhor de sempre com 18 042 pessoas que passaram em visita por este emblemático navio.

A Fundação Gil Eannes iniciou o ano 2016 com a abertura ao público de espaços que foram reabilitados na zona hospitalar como a sala de operações, sala de esterilização, sala de desinfeção, laboratório de análise, RX de emergência e ainda, duas enfermarias. Esta reabilitação que contou com o apoio de várias entidades vianenses.

É intenção da Fundação Gil Eannes continuar com novas reabilitações dos espaços que integram o percurso de visita bem como, até ao final do ano, surgirão novos eventos como exposições temporárias e palestras. Não esquecendo que o produto de merchandising foi renovado, novos produtos encontram-se à venda na loja de recordações do Gil Eannes.

Patente ao público até final de setembro, e integrada no percurso de visita, encontra-se a exposição “Medicina Interna – A Visão Global do Doente”.

O Navio Museu Gil Eannes pode ser visitado todos os dias das 9.30h às 19.00h.

A marcação de visitas guiadas a grupos deve ser feita atempadamente para o telefone 258 809 710 ou por emailvisitas@fundacaogileannes.pt