A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos lisboetas quando o calor começa a chegar: basta atravessar a Ponte 25 de Abril para descobrir um extenso areal onde os pais podem relaxar e as crianças brincar. No entanto, esta região do concelho de Almada tem muito mais a oferecer! Aproveite a praia, mas não deixe passar a oportunidade de realizar outras atividades igualmente divertidas, enquanto explora a Caparica. 

Atividades com crianças para o Verão de 2016

funparque Fun Parque de São João: O Fun Parque é um parque de aventuras destinado a proporcionar aos  habitantes da zona metropolitana de Lisboa actividades desportivas ligadas à natureza. Neste espaço de 8  hectares podem fazer arborismo, brincar nos insufláveis e no playground, jogar splatmaster e paintball.

 

manhas Manhãs de Verão: A Junta de Freguesia da Trafaria organizou um plano de férias super divertido para as  crianças da região. Leituras, jogos, teatros, dança, oficinas de arte e atividades sobre a comunidade são  alguns dos eventos disponíveis. Consulte aqui a programação do Manhãs de Verão

 

casadacercaT-shirts geladas: No terceiro Sábado de cada vez, a Casa da Cerca, em Almada, organiza oficinas para famílias. Na próxima oficina (20 de Agosto) vão fazer-se t-shirts geladas. Estas t-shirts de nome apetitoso vão ser personalizadas e tingidas com tintas do jardim e gelo. Só precisam de uma t-shirt de algodão branca! 

 

 

 

soldacaparica

 Sol da Caparica:  Por 3 anos consecutivos e com um enorme sucesso, o festival leva dezenas de milhares  de crianças e pais a passar o dia no Parque Urbano da Costa da Caparica. O Sol da Caparica também é das  crianças! Muita animação é o que se pode esperar! Um palco com 4 espetáculos de música feita a pensar  nos mais novos, insufláveis para andar aos saltos, cinema de animação e pinturas. No fim, ainda podem  carimbar o seu passaporte! Tudo conduzido por um mapa que desvenda interessantes e maravilhosos  tesouros de brincadeira. Dia 14 de Agosto.

stoantonio Parque Urbano da Costa da Caparica: Se não puder ir ao Sol da Caparica, não se preocupe! O Parque  Urbano da Costa da Caparica é, também nos restantes dias do ano, um espaço ótimo para levar as  crianças. Um espaço enorme, com diversos parques infantis, slide e muita diversão! Aproveitem para repor  as energias na Pastelaria de Santo António, que fica mesmo em frente, e onde são produzidos, desde  1942, os melhores pastéis de nata da região. 

leituras Leituras à beira-mar, à sombra da Bandeira Azul: Durante os meses de verão, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada preparou para os mais pequenos várias atividades, jogos e leituras nas praias da Costa da Caparica. Atividade gratuita com inscrição prévia. A partir de contos relacionados com o mar pretende-se dinamizar sessões de leitura do conto, oficinas e jogos que explorem a temática da praia e do mar sensibilizando crianças e famílias para a necessidade de cuidar destes ecossistemas tão delicados e importantes para vida na Terra. Consulte já a programação para saber em que praias decorre esta atividade! 

transpraia Transpraia: Percorra o extenso areal da Costa da Caparica de comboio! Um trajeto de 9km até à Fonte da Telha, inaugurado em 1960, e que foi, na época, o primeiro acesso a algumas praias então remotas. Após a implementação do Projeto Polis, o Transpraia foi afastado da sua estação original, podendo agora encontrar-se junto ao Parque de Campismo da Praia Nova. Nada como sentir o vento no rosto enquanto observamos a paisagem: de um lado, a protegida Arriba Fóssil da Costa da Caparica, e do outro, o Oceano Atlântico no seu esplendor. Uma atividade única! 

 artesanato Feira Internacional do Artesanato: A Feira do Artesanato Internacional que decorre em Julho/Agosto e reúne vários expositores, além de algumas barraquinhas para comer e beber. Depois de alguns anos num pequeno largo à saída da cidade, a FIA da Costa da Caparica decorre agora perto das praias, no final da Rua dos Pescadores. 

O que fazer na Costa da Caparica no resto do ano?

Concurso da Caldeirada Pescador: Realiza-se em Janeiro/Fevereiro e dura de três semanas. Conta com a participação de vários restaurantes e atrai centenas de visitantes à freguesia. Aproveita a oportunidade para uma rota de sabores inesquecivel! 

Festa do Chocolate: Decorre em Março.

Caparica Primavera Surf: Decorre na altura da páscoa, com componente musical e desportiva e com um público-alvo bastante definido, normalmente ligado ao surf.

Os melhores lugares para comer na Costa da Caparica e arredores: