O que esperamos nós das férias e o que esperam os nossos filhos? Em tempo de férias, viagens e passeios, falamos de motivações e objectivos para as férias, de forma a levar para casa o melhor destas semanas de pausa escolar e no trabalho: uma bagagem cheia não só de roupa usada, muitas fotografias, mas também muitas e boas recordações gravadas para sempre na memória de todos, miúdos e graúdos!

Lá fora, mas não muito longe, um estudo recente do Turismo de Barcelona auscultava as motivações das famílias que visitavam aquela cidade. A maioria dos pais referiu que gostava que os filhos tivessem na sua viagem uma experiência sua, própria e focada nas crianças, em vez de ser uma visita de adultos, simplesmente acompanhados pelas crianças.

E o que querem os mais pequenos? No mesmo estudo, 95% das crianças disseram que queriam aprender mais sobre a cidade e a sua cultura e que esta motivação tinha aliás influenciado a escolha familiar do destino. Para além disso, este estudo ainda sublinhou outros aspetos interessantes: 

a) que as crianças queriam ter o seu próprio material de viagem, desenvolvido especificamente para a sua idade (roteiros turísticos, folhetos, mapas, guias de visita a museus, etc.); quando estes recursos não estão disponíveis, os pais têm que fazer a assimilação e tradução/simplificação da informação, passando-a aos filhos, o que desvia do objectivo e da motivação inicial.

b) que quando as crianças já conhecem previamente algo sobre o destino, tendem a gostar mais e sentem-se também mais confortáveis em “ligar-se” à cultura local.

c) que as viagens em família suscitam sempre um entusiasmo comum em descobrir e aprender mais sobre outras culturas (até para além do destino que estão a visitar).

Teorias à parte, todos nós, pais, sabemos que uma viagem com crianças corre melhor quando eles estão (e se mantêm) interessados no mesmo que nós, ao mesmo tempo que nós, sem lugar a brinquedos, jogos ou equipamentos electrónicos que possam desviar as suas atenções. Se vamos visitar o Castelo, pois falemos todos sobre o Castelo! Mesmo que os miúdos possam à partida interessar-se mais pelos pavões ou os canhões, podemos tentar que todos saiam de lá a saber em que época foi construído, qual era a torre mais alta e que função tinha, ou como obtinham água os seus antigos ocupantes.

Assim, se vem visitar Lisboa em família, para além de poder contar com a Little Lisbon para guiar a sua família num passeio pela cidade, porque não compilar alguma bibliografia sobre a nossa capital, escrita e ilustrada à medida dos mais novos? Felizmente, nos últimos tempos têm sido editados vários livros e guias, cheios de curiosidades e muitos dados interessantes sobre os bairros de Lisboa, os seus monumentos, as atrações turísticas, os museus mais surpreendentes...

Ficam algumas sugestões:

- “Um Saltinho a Lisboa” (Ed. Oficina do Livro), de Isabel Zambujal e ilustrações de João Fazenda.

- “À Conquista de Lisboa” (Ed. Livros Horizonte), de Ana Cristina Pereira e ilustrações de Tiago Albuquerque.

- “Tudo Sobre Lisboa” (Ed. Oficina do Livro), de Maria Ribeiro da Fonseca.

- “À Descoberta de Lisboa”, de Maria João Figueiroa Rego e ilustrações de Luís Anglim.

(Pode ser sobre alguns destes livros no Guia que a Pumpkin preparou sobre Roteiros para Crianças.)

A partir de uma mesma história (que é a história de Portugal e de Lisboa) e de um mesmo território, estes quatro livros guiam os miúdos pela cidade de formas diferentes, mas todos com vários apontamentos de diversão, curiosidades e desafios, que vão certamente enriquecer os vossos passeios! Em comum entre eles: todos têm disponível uma versão editada em inglês!

Porque não deixar que sejam eles os nossos guias, no próximo passeio?

Votos de boas férias e bons passeios em família por Lisboa!

 

Agenda da Little Lisbon de Agosto:

 

Nome da actividade: Passeio ‘Lisboa Alfacinha’

Data: domingo, 14 de Agosto, 15h.

Horário: 15h - 18h.

Destinatários: famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Local: Mouraria, bairro do Castelo e Alfama.

Preços: 12€/família (1 adulto + 1 criança), participante extra 6,50€/pessoa.

Descrição: Vamos partir à descoberta da cidade mais típica e genuína! Junte a sua família a este passeio e venha conhecer os bairros mais populares de Lisboa, os mitos e as lendas da cidade, as nossas tradições e as personagens mais características da nossa história. Pela Mouraria, Alfama e Castelo, como verdadeiros Alfacinhas!

Informações Úteis: Ponto de Encontro/Inicio: Capela de Nossa Senhora da Saúde, Praça Martim Moniz. 

Ponto de Chegada/Fim: Casa dos Bicos/Campo das Cebolas. 

Actividade sujeita a inscrição prévia. Número máximo de 18 participantes, mínimo 8 participantes. Informações e inscrição por mail (info@lisbonforkids.com) até dia 12/08.