Dia 21 de Novembro assinala-se o Dia Nacional da Spina Bífida. Mas o que é a Spina Bífida? 

A tradução literal do termo científico “Spina Bífida” significa “Espinha dividida em dois”. A coluna vertebral é formada por ossos separados, chamados vértebras, que no indivíduo saudável revestem e protegem a medula espinal. Na pessoa portadora de Spina Bífida, alguns desses ossos não estão completamente formados ocasionando uma fenda que causa danos ao sistema nervoso central.

A Spina Bífida (SB) é uma malformação congénita, que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural. O bebé já nasce portador desta patologia, não adquire mais tarde durante o seu desenvolvimento. Desta malformação podem decorrer diferentes graus de comprometimento neurológico, dependendo da localização e extensão da lesão.

Os defeitos do Tubo Neural, entre os quais a Spina Bífida, afetam, mundialmente, cerca de 500.000 nascimentos por ano, excluindo as gravidezes que não chegam a termo.

Como prevenir?


Em 1991 descobriu-se que o ácido fólico contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em cerca de 72%, desde que tomado nas doses diárias recomendadas pelo médico antes da mulher engravidar e nos primeiros meses de gestação.

Os defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida, ocorrem nos primeiros 28 dias de gestação, antes da maioria das mulheres saber que está grávida e, para que o ácido fólico seja eficiente na prevenção da Spina Bífida, a maioria das mulheres deve ter reservas desta vitamina antes da concepção e durante essas primeiras semanas de gestação.

Na maioria dos países cerca de 50% das gravidezes não são planeadas, pelo que, quando estas mulheres descobrem que estão grávidas é demasiado tarde para prevenir a Spina Bífida nos seus bebés.

Uma alimentação consciente e rica em folatos é de extrema importância, porém, a toma diária de suplementos de ácido fólico, devidamente prescritos pelo médico assistente, é essencial na prevenção da Spina Bífida.

Quais são os objectivos da Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal?

O Dia Nacional da Spina Bífida comemora-se desde 2005 e tem por objetivo chamar à atenção para a necessidade de promover a qualidade de vida das pessoas com esta patologia e sensibilizar a opinião pública para as suas competências e capacidades na vida ativa e no exercício dos seus direitos de cidadania. 

Este ano será entregue junto das principais rádios nacionais um cabaz de alimentos ricos em ácido fólico para alertar para a importância desta vitamina na prevenção da Spina Bífida. Em simultâneo, a ASBIHP lançou uma campanha na sua página de facebook durante 15 dias denominada “Ah, mas são verdes!” com o mesmo intuito. Alguns municípios quiseram juntar-se à ASBIHP e assinalar esta data iluminando edifícios municipais públicos de amarelo, a cor atribuída à patologia (Benavente, Coruche, Estremoz, Guarda, Mirandela, Olhão e Esgueira confirmados). Será, ainda, organizado um jantar solidário com um menu apenas constituído por alimentos ricos em “ácido fólico” no restaurante “Filho da Mãe”, em Lisboa.

Para mais informações visite o site da ASBIHP