Saiba o significado dos 10 nomes femininos portugueses mais populares!

O significado dos 10 nomes femininos mais registados em Portugal

nomes femininos portugueses

Saiba a origem dos nomes mais populares em 2019!

A Pumpkin pegou na lista de nomes femininos portugueses mais registados em 2019 e fez um resumo do seu significado e origem.

Vai ter uma menina? Parabéns! Escolher o nome certo para a bebé é uma missão muito difícil, por significar uma decisão para a vida inteira. Muitos pais querem ser originais e outros preferem escolher nomes com história. Qualquer que seja o vosso caso… inspirem-se!

Os portugueses têm sido muito fiéis à tradição e o nome feminino mais registado continua a ser… Maria. É um nome versátil que vive bem sozinho ou como complemento de qualquer outro nome.

Sabem quais são os outros nomes mais registados até ao dia 5 de dezembro, data em que foi divulgada a lista de registos de nascimento?

Top 10 de nomes mais populares em 2019

1. Maria

O nome da mãe de Jesus.

O significado do nome é incerto, porém pode ter sido originalmente um nome egípcio, provavelmente derivado de mry (“amada”) ou mr” (“amor”), no sentido de “senhora amada”.

Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”. Existem outras teorias que traduzem o nome Maria para “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou, ainda, “estrela do mar”.

2. Leonor

Leonor é um nome feminino de origem francesa (Aliénor).

Este nome, por sua vez, teve origem no grego Heléne, que pode ser traduzido como “tocha” ou “a luminosa”, a partir do elemento hélê, que quer dizer “raio de sol”, na tradução livre. Na forma “Leanor” já existe em Portugal desde o século XIII.

3. Matilde

A origem de Matilde é germânica (Mahthildis), que une os elementos maht, que significa “força” e hild, que quer dizer “batalha, combate”. O nome significa “força na batalha, guerreira forte”.

4. Carolina

Carolina é considerado o diminutivo de Carla, feminino de Carlos, que vem do germânico Karlkaralkerl, e que quer dizer literalmente “homem do povo”.

Carolina transforma-se, na variante feminina, em “mulher do povo”.  Há ainda algumas fontes que relacionam a origem de Carolina com a união dos termos germânicos karl “homem”, e lind que quer dizer “doce”, significando “mulher doce”.

5. Beatriz

Beatriz tem origem no latim beatus, que significa “feliz”, ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou “aquela que faz os outros felizes”.

Foi um nome muito comum entre os primeiros cristãos, os quais podem ter associado o nome ao latim beatus para o relacionar ao significado de “abençoada”.

6. Alice

O nome Alice significa “de linhagem nobre” e tem origem nas versões francesas AdalizAlesiaAliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, cuja origem é germânica.

7. Benedita

Benedita significa “bendito”, “abençoado”, “louvado”.

É a variante feminina de Benedito, e tem origem no latim Benedictus, derivado de benedico, que quer dizer “falar bem de alguém”, no sentido de pedir a proteção divina a favor de alguém.

8. Mariana

Mariana é um nome que possui três possíveis origens: um a partir do inglês Marianne, formado da união dos nomes Mary e Ann, versões inglesas de Maria e Ana.

Pode também ter sido originado a partir do francês Marianne, um diminutivo de Marie, versão francesa de Maria, portanto a partir desta origem, Mariana pode significar “senhorinha soberana”, “a purinha”.

Outra hipótese para a origem etimológica do nome Mariana está no latim marianus, originando a variante masculina Mariano, e significa “relativo a Mário”. Assim sendo, Mariana significaria algo como “propriedade de Mário”.

9. Ana

O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”.

Ana é provavelmente um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente. O nome surgiu em Inglaterra pela primeira vez no início do século XIII, mas tornou-se popular apenas no início do século XVII, quando os ingleses o confundiram erroneamente como uma variante de Agnes.

Foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados na primeira metade do século XVI.

10. Francisca

Francisca é a versão feminina de Francisco, o nome masculino mais registado em Portugal em 2019 (destronou João!), e deriva do germânico Frankisk, em que o Frank que quer dizer “Franco”, e o sufixo isk, que denota nacionalidade.

Franco significa “livre”, por isso o nome Francisca pode ser traduzido como “francesa livre”.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 1,50 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<