Este artigo, escrito pela Dra. Tânia Dias, foi-nos gentilmente cedido pela Crescerbio, uma loja online de produtos biológicos, com produtos exclusivamente direccionados para bebés e crianças. Surgiu da vontade de reunir, num só lugar e de acesso global, um conjunto de produtos essenciais para pais e futuros pais que se preocupam com a alimentação cuidada dos seus filhos, com o seu bem-estar e com o respeito pelo meio ambiente.

Os produtos biológicos são produzidos de forma natural, sem recurso a pesticidas, fertilizantes e químicos. Desta forma, tornam-se opções saudáveis para todos, sobretudo para as crianças.

Os alimentos biológicos são saudáveis?

Os alimentos cultivados de forma biológica podem ser considerados mais saudáveis que os alimentos cultivados de forma convencional já que não se encontram contaminados com químicos/pesticidas.

Posso dar alimentos biológicos ao meu filho?

Durante a infância, a alimentação desempenha um papel fulcral no desenvolvimento da criança. É aí que se adquirem os gostos e hábitos para a vida. É fundamental oferecer uma alimentação variada e com alimentos seguros. Aqui, os alimentos biológicos desempenham um papel importante já que, para além de não apresentarem químicos contaminantes, alguns estudos levam a crer que podem apresentar uma maior quantidade de antioxidantes (substâncias benéficas para o organismo).

E os produtos de higiene biológicos, são adequados?

Os produtos de higiene e cosmética biológicos são seguros e podem ser preferidos aos convencionais uma vez que não apresentam, na sua composição, químicos, conservantes e alguns metais pesados muitas vezes encontrados nos produtos vulgares. A pele é um órgão muito importante que tem uma enorme capacidade de absorção. Pretendemos que os produtos que estão em contacto com a pele sejam o mais seguros possível. Durante a infância, a pele das crianças é bastante sensível e funciona como uma esponja, pode absorver tudo o que se lá coloca. O desenvolvimento de alergias e dermatite atópica é também cada vez mais frequente, sobretudo quando utilizamos produtos convencionais, com conservantes, perfumes adicionados e outros químicos. É importante optar por produtos hipoalergénicos, sem perfume, sem conservantes ou com conservantes naturais. Os produtos biológicos são uma excelente opção.

Então e os detergentes da roupa, também devem ser biológicos?

Como já foi referido, todos os produtos que se encontram em contacto com a pele podem ser absorvidos por ela. Os detergentes convencionais contêm muitas vezes químicos e pesticidas que ficam acumulados nas fibras dos tecidos e podem favorecer o desenvolvimento de alergias da pele. Os detergentes da roupa e os produtos de limpeza devem ser isentos de perfume, hipoalergénicos e conter conservantes naturais.

Em que alturas é mais importante optar por produtos biológicos?

Os produtos biológicos são adequados e benéficos para todos. Porém, salientamos os bebés, as crianças e as grávidas. Num período especial de desenvolvimento é importante que a ingestão e o contacto com os produtos químicos e pesticidas seja o menor possível. No que diz respeito às crianças, começa a surgir evidência científica que mostra redução do aparecimento de alergias, nomeadamente asma e eczema atópico, com o consumo de produtos biológicos.

Os produtos biológicos são uma excelente opção para uma vida mais saudável!