Os super-poderes do pai: quais são? - Pumpkin.pt

Os super-poderes do pai: quais são?

os poderes do super pai

Os pais são super importantes, mas sabiam que tinham super poderes?

Cátia Teixeira, Psicóloga Clínica da Equipa Infanto – juvenil da Oficina de Psicologia, deu-nos algumas pistas sobre aqueles que são os verdadeiros poderes de qualquer pai.


A imagem e o papel do pai têm sofrido alterações ao longo dos tempos. Se antigamente o papel do pai passava pelo sustento financeiro da família e por uma posição de maior autoridade, por diversas razões, hoje em dia esta situação é bem diferente.

Vários são os estudos que revelam que a presença do pai tem um efeito positivo na autoestima dos filhos, num maior sentimento de bem-estar e confiança, na sua capacidade de gerir emoções, nas relações que estabelece, nos resultados escolares, ou seja, no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.

Esta influência começa logo quando a criança ainda está na barriga da mãe e os laços entre pai e filho vão-se fortalecendo em cada momento que estão juntos, em cada carinho trocado, em cada brincadeira feita, em cada história inventada, em cada conversa tida.

Tal como a mãe, o pai é uma fonte de referência e de valores, e por todas estas razões, seja qual for a estrutura familiar, o papel do pai é indispensável.

E com todo este impacto que o pai tem na vida de um filho, não há dúvida de que possui “super-poderes” a que pode, e deve, recorrer. Ora vejam quais são:

Super-poder nº 1: 15 minutos de presença poderosa

Participem na vida do vosso filho, no seu dia-a-dia. A proximidade constrói-se aos poucos. Não se culpem se têm de trabalhar e não podem estar sempre, mas não abram mão de terem um tempinho só para vocês. Quantidade não é sinónimo de qualidade.

Super-poder nº 2: Ataques de cócegas, beijinhos e abraços

O vosso filho precisa do vosso afeto. Deem muitos beijinhos e abraços – já lá vai o tempo em que isso era coisa da mãe. E o pai é perito em ataques de cócegas!

Super-poder nº 3: Pó mágico de segurança

Ajudem o vosso filho a tomar decisões quando ele vos pedir ajuda, transmitam-lhe confiança nas suas capacidades, ofereçam conforto e apoio nos momentos difíceis.

Super-poder nº 4: Modelo a seguir

As crianças aprendem com os modelos que têm na sua vida. Modelem a humildade, a honestidade, a alegria e a tolerância no vosso quotidiano. Lembrem-se de que o vosso filho está constantemente a observar.

Super-poder nº 5: O super-elogio

Mostrem que valorizem o vosso filho, elogie mos comportamentos adequados e estejam preparado para oferecer apoio perante os comportamentos menos positivos. O pai que disciplina de forma serena, clara e justa mostra amor pelos seus filhos e transmite-lhes segurança.

Super-poder nº 6: Mente compreensiva

Procurem compreender o vosso filho em momentos difíceis, escutem o que ele tem para vos dizer e ofereçam orientações simples.

Super-poder nº 7: Trabalho em equipa com a mãe

Independentemente da situação familiar, na educação dos filhos, pai e mãe devem ser aliados. Quando o pai e a mãe mostram respeito um pelo outro permitem que os filhos cresçam num meio onde há segurança. Trabalhem em equipa com a mãe, conversem com ela sobre as suas preocupações e dúvidas, procurem soluções em conjunto.

Super-poder nº 8: Super-orgulho por ser pai

Os motivos de orgulho são mais que muitos: aquele desenho que o filho fez no Dia do Pai, a participação na peça de Natal da escola, o primeiro passo ou simplesmente aquele abraço acompanhado da frase “Gosto muito de ti, pai!”. Estejam atento ao que há de melhor na abobrinha e na vossa relação.

Super-poder nº 9: Voar pelo mundo da paternidade

Ser pai é um caminho diário, com desafios constantes e descobertas fascinantes. Estejam simplesmente disponível para abraçar esta missão preciosa.

Super-poder nº 10: Sou um super-pai!

Lembrem-se: não existem pais perfeitos, existem simplesmente SUPER-PAIS. Usem e abusem dos vossos “super-poderes”.

Dia do Pai 2024: tudo para mimar o pai neste dia!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<