Sabemos que a economia das nossas famílias já viveu melhores dias. Mas também sabemos que para surpreender a pequenada não é preciso muito dinheiro!!

Desfrutem das nossas ideias de atividades por todo o país que se podem fazer sem gastar um cêntimo.

Se quiserem aproveitem para ver como podem fazer um dia inteiro à borla como a família Pumpkin: 

Divertir as crianças sem gastar um tostão - País - RTP Notícias

 

Rota da Biodiversidade1. Faça a Rota da Biodiversidade em Monsanto.

Existem mais de 150 espécies de fauna e flora para descobrir no Parque Florestal de Monsanto, Lisboa. O percurso chama-se Rota da Biodiversidade e tem 14 km, mas pode escolher pequenos troços para percorrer a pé ou de bicicleta. Basta clicar no link abaixo e descarregar o mapa da rota e as fichas das aves, repteis, mamíferos e flora que pode encontrar.

Onde: Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, Lisboa.

Mais Informação: Telefone: 218 170 200 | Rota da Biodiversidade de Monsanto.

 

Serralves2. Passe o domingo com a família em Serralves.

O programa é o mais diversificado possível. Os temas variam entre o universo artístico, o ambiente, a biodiversidade. A entrada é gratuita no primeiro Domingo de cada mês e as crianças até aos 12 anos nunca pagam. 

Onde: R. D. João de Castro, 210, Porto.

Mais Informação: Programa da AtividadesSite da Fundação Serralves.

 

3. Visite os Museus tutulados pela Direção-Geral do Património Cultural.

DGPCNo primeiro domingo de cada mês, os 32 museus tutelados pela DGPC têm entrada gratuita. Os bilhetes podem ser solicitados no próprio dia e a lista de museus disponível pode ser consultada aqui.

Onde: Praça do Império, Lisboa.

Mais informação: Telefone: 213 620 002 | planetario.marinha.pt.

 

Museu da Eletricidade4. Experiências Eletrizantes no Museu da Eletricidade.

Nestes Museu é possível fazer pequenas experiências lúdicas e didáticas e oficinas criativas especialmente dedicadas as crianças. As exposições temporárias também costumam ser giras, e o próprio espaço da antiga Central Termo-Elétrica é mágico para os mais pequenos. A entrada é gratuita, para todos, no primeiro Domingo de cada mês, e as crianças e jovens até aos 18 anos nunca pagam. 

Onde: Avenida da Brasília, Lisboa.  

Mais Informação: Telefone: 210028130/90 | Fundação EDP- Museu da Eletricidade.

 

Quinta Pedagógica dos Olivais5. Conheçam de perto a vaca, as cabrinhas e ovelhas da Quinta Pedagógica dos Olivais.

Na zona oriental de Lisboa, os meninos podem conhecer os animais, dar-lhes de comer e se for altura, deixar a sua chucha na árvore das chuchas (de outubro a abril encerra às 17h30, de abril até setembro, de terça a sexta, está aberto das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h). Ao fim de semana há sempre atividades giras e gratuitas, sujeitas apenas a inscrição prévia.

Onde: Rua Cidade de Lobito, Lisboa.

Mais Informações: Telefone: 218550930 | Quinta Pedagógica dos Olivais

 

Museu do Oriente6. Descobrir o Oriente em Lisboa.

Podem saber mais sobre as diferentes culturas asiáticas no Museu do Oriente, com uma exposição fixa muito interessante e diferentes exposições temporárias que vale a pena visitar (sextas-feira das 18h às 22h a entrada é gratuita).

Onde: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa.

Mais informação: Telefone: 213585200 | Museu do Oriente.

 

7. Visitem as exposições da Gulbenkian.

Exposição GulbenkianPodem visitar o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna gratuitamente nos domingos, a partir das 14h.

Os gelados da esplanada no centro interpretativo dos Jardins da Gulbenkian também se recomendam, mas esses não são gratuitos. :)

Onde: Todos os espaços do CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45 A, Lisboa.

Mais informação: CAM- Fundação Calouste  Gulbenkian | Museu Calouste Gulbenkian | Calouste Gulbenkian no facebook.

 

 

 

Feiras e Mercados 8. Ir aos mercados e feiras de norte a sul do país.

De norte a sul do país decorrem vários mercadinhos e feiras para miúdos em graúdos. Por exemplo, no primeiro fim de semana de cada mês o Jardim da Estrela recebe o Mercado Crafts & Design (excepto em Janeiro), e no último fim de semana de cada mês decorre o Mercado Get Zen no Museu de Lisboa.

Fique atento às Recomendações Pumpkin.

 

Os 5 Melhores locais para fazer piqueniques em Lisboa9. Fazer um piquenique.

Piquenicar num jardim público, levando petiscos, toalha aos quadrados e cestinha de verga, e mantinhas para a sesta depois da refeição. Descubram os nossos top sítios para fazer piqueniques e receitas, ou explorem os parques por todo o país.

 

Sugestões Pumpkin10. Espreitar as sugestões de atividades em Família da Pumpkin. 

Todas as semanas e todos os meses lançamos dicas de atividades de norte a  sul do país para passar o fim- de-semana e o mês de forma divertida em família. Incluímos atividades gratuitas onde só é necessário trazer a boa disposição e a vontade de participar!!

 Mais informação: Recomendações Pumpkin.

 

11. Eventos Fnac para miúdos e graúdos.Fnac

A Fnac organiza diariamente, nas suas lojas por todo o país os mais variados eventos, desde atuações de música ao vivo, sessões de cinema, oficinas criativas, lançamentos de livros, horas do conto, exposições, e muito mais… A oferta é vasta e sempre com entrada gratuita.

Onde: Fnac por todo o país.

Mais informação: Agenda FNAC.

 

Museu Berardo12. Conhecer Andy Warhol, Salvador Dalí, Pablo Picasso ou Francis Bacon no Museu Coleção Berardo.

Este é um espaço museológico de referência em Lisboa, onde o visitante pode desfrutar do melhor da arte moderna e contemporânea, gratuitamente. 

Aqui, é possível encontrar, tanto na mostra permanente da Coleção Berardo como no leque muito variado de exposições temporárias, obras de artistas dos mais diversos contextos culturais e variadas expressões que construíram a história da arte do último século. 

Onde: Praça do Império, 1449-003 Lisboa.

Mais informação: Museu Coleção Berardo.

 

Parques Infantis13. Adeus televisão, bye bye computador! Vamos ao parque respirar ar puro e arejar a cabeça.

Há dias assim! Uma ida ao Parque faz milagres. Os miúdos adoram, e se juntarmos a esse espaço um parque infantil! Ui.. a alegria da criançada!!

As cidades oferece-nos alguns refúgios verdes por onde se pode descansar e aliviar do stress característico do dia-a-dia. Vejam, aqui, algumas opções.

Leve um livro ou boa música e enquanto eles se divertem… relaxe!!

 

ouvir uma história14. Vamos ouvir uma história?

Por todo o país as Bibliotecas Municipais têm atividades gratuitas para crianças regularmente, com horas do conto seguidas de atividades plásticas que os miúdos adoram.

Aproveitem para inscrever toda a família como leitores e poderão trazer livros para lerem em casa - um dos melhores serviços publicos que ainda temos.

Lá em casa a ida à biblioteca é uma festa, e quando viajamos de férias ou fim de semana aproveitamos sempre para explorar a biblioteca local.

Onde: Consultem o site da vossa Camara Municipal.

Mais informação: vejam na Pumpkin a programação de algumas Bibliotecas.

 

Dominguinhos15. Dominguinhos em família.

Todos os Domingos, das 11h às 12h, o Mar Shopping oferece manhãs divertidas, didáticas e diferentes às crianças entre os 3 e os 8 anos: ateliers, contos infantis, teatros de fantoche... as atividades são para todos os gostos e a programação pode ser consultada aqui

Onde: Mar Shopping no Porto.

Mais informação: www.marshopping.com.

 

 

 

 

Lego Fun Factory16. Lego Fun Factory.

A Lego Fun Factory é um espaço gratuito e dedicado às crianças, com piscina de peças, parede de escalada, zonas de leitura, construções, videojogos e muito mais!

Mais informação: MarShopping e Dolce Vita Tejo

 

 

 

Museu do Dinheiro17. Museu do Dinheiro.

O Museu do Dinheiro tem várias atividades super divertidas para famílias e gratuitas mediante marcação prévia.

Onde: Antiga Igreja de São Julião, Rua de S. Julião 150, 1100-150 Lisboa

Mais Informação: Telefone: 213 213 240 | Museu do Dinheiro.

18. Ler à beira do Mondego.

Ler ao cubo

O espaço " LER ao Cubo" é uma biblioteca de jardim no parque verde do Mondego.
Trata-se de um serviço gratuito que a Câmara Municipal de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, disponibiliza e oferece a quem o visita; um espaço de leitura informal e descontraída de livros, jornais e revistas em que se pode ainda  usufruir  da paisagem  do rio mondego e do parque verde. 
A funcionar entre as 14h e as 19h, aos  fins de semana e feriados, desde que as condições atmosféricas o permitam, até setembro.

 

Cabine de Leitura19. Escolher um livro numa cabine telefónica.

A Cabine de Leitura é uma cabine telefonica convertida em mini-biblioteca, que se encontra na Praça de Londres, junto à Mexicana e que funciona das 9 às 20h, de segunda a domingo.

Conta com mais de uma centena de títulos, incluindo literatura infantil e juvenil, e promete ser um sucesso, com vários utilizadores a aderirem e com várias iniciativas de animação planeadas.

20. Há animais no Museu?

O Museu de São Roque convida os seus visitantes mais pequenos a descobrirem os animais que se escondem nas sua obras de arte: um cão, um camelo, um pavão, uma pomba, um pelicano, uma ovelha e um cavalo alado. Entre imagens, histórias, música e dança, as crianças vão conhecendo um conjunto de obras de arte do museu selecionadas em função dos interesses e capacidades da faixa etária em questão. 

Onde: Museu de São Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa - Portugal

Mais Informação: Telefone: 213 235 444Museu de São Roque - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

21. Cinema gratuito em Braga.

Para dar início a 2017 da melhor maneira, o Nova Arcada lança uma campanha que leva todas as famílias ao cinema. Todos os domingos, até 26 de março, o Centro vai oferecer sessões de cinema infantil gratuitas para os seus visitantes.

Onde: Avenida de Lamas, nº 100 União de Freguesias Real, Dume e Semelhe, 4700, Braga

Mais Informação: Telefone: 253 101 880 | Nova Arcada oferece Sessões de Cinema Infantil Gratuitas!