Conheça as 10 ideias da B de Brincar para tornar o mês de Maio mágico em família.

1 – Nos passeios pelas redondezas descubra uma travessa ou caminho um pouco escondido e finja que é um caminho secreto, que apenas algumas pessoas conhecem.

Esperem que não esteja ninguém a ver e entrem nesse portal mágico dissimuladamente. E quando saírem, tenham atenção para ninguém vos ver.

2 – Aproveite o início da Primavera e as transformações decorrentes para mostrar a magia da natureza. Agarre num pauzinho e finja que é uma varinha mágica.

Quando se aproximar de uma árvore ou de um canteiro de flores, que no Inverno se encontravam despidos, peça à criança para fechar os olhos enquanto diz as palavras mágicas e agita a varinha. Verá a cara de espanto dela quando abrir os olhos e observar as folhas e flores.

3 – Faça um castelo em casa. Encoste duas cadeiras, coloque uma manta por cima e já está! Leve para dentro umas almofadas e brinquedos e sirva o lanche dentro do castelo.

4 – Em vez de ir ao parque habitual para os miúdos brincarem, explorem outros parques nas redondezas.

5 – Faça balões de tarefas. Escreva as tarefas que quer que os miúdos façam em papéis, meta-os dentro de balões e encha-os! Deixe as crianças escolher um balão para rebentar. Poderão rebentar outro depois de fazerem a tarefa que lhes calhou. Coloque também uma piada ou algo engraçado em alguns dos balões.

6 – Faça um dia de boas acções. Cada membro da família escreve 10 boas acções para fazer a outras pessoas (conhecidas ou não). Quando tiverem completado a última boa acção, celebrem em família. Guardem o registo como recordação.

7 – Dê a volta à casa e encha um saco com coisas para deitar fora – roupas, maquiagem, lápis partidos, utensílios velhos… Vá para um canto que se possa sujar, despeje os objectos, desmanche o que possa ser desmanchado e deixe que os mais pequenos façam uma obra de arte com os mesmos.

8 – Vão à biblioteca, escolham um número ou uma letra e tragam os livros que puderem que tenham na sua cota esse número ou que comece com a letra escolhida. Por exemplo, traga todos os números 3 que conseguirem.

9 – Faça um jogo de jantar. Prepare “comidas de dedos” – mini muffins, cenouras bebés, milho, ervilhas, etc. -, faça cartas com instruções baseadas nessa escolha e de seguida jogue seguindo as instruções. Por exemplo, “coma alguma coisa verde”, “passe uma cenoura à pessoa à direita”, “coma tantas ervilhas quanto a sua idade”,... Se acabar a sua comida tem de tirar mais ou passar. Improvise e divirta-se durante a refeição!

10 – Faça pequenos desenhos, origamis, etc. e deixem na caixa de correio ou à porta dos vizinhos (mesmo os que não conheçam). Tornem mágicos os dias das outras pessoas!

Acima de tudo divirtam-se e passem um bom tempo em família!

Boas Brincadeiras!

 

O mês de Maio pode tornar-se ainda mais divertido com a Festa Alternativa Infantil da B de Brincar. Um evento diferente e alternativo em que os mais pequenos têm um lugar especial. 

Mas para que o evento decorra é preciso a sua ajuda! A B de Brincar organizou uma campanha de crowdfunding para angariar os fundos necessários para a realização da festa. Ajude :)

 

B de Brincar