O Barrigas de Amor e a Bebé Saudável ajudam-no a escolher qual o peixe mais saudável para as suas crianças.

O mercurio é um metal que existe no nosso meio ambiente e está associado à poluição industrial, que infelizmente afecta os nosso rios e oceanos. Este metal é tóxico para o nosso organismo , podendo provocar alterações do funcionamento do mesmo. As crianças, grávidas e mulheres a amamentar devem ter especial atenção ao consumo de peixes com concentrações altas de mercúrio.

O mercúrio é então absorvido pelos seres vivos que habitam as nossas águas, fazendo com que se deposite nos músculos dos peixes e marisco.
Os benefícios da ingestão de peixe são bastantes, por conterem nutrientes como proteínas e ácidos gordos ómega 3, por isso este alimento pode ser melhor aproveitado se soubermos optar por peixes com níveis baixos de mercúrio.

Peixes com elevado teor de mercúrio:

– Robalo
– Peixe-espada
– Cavala
– Espadarte
– Peixe tubarão

Peixes com menor teor de mercúrio:

– Salmão
– Peixe-gato
– Peixe-manteiga
– Solha
– Truta
– Peixes brancos
– Salmonete
– Sardinhas
– Anchovas
– Lulas
– Camarão

TOME NOTA:
Deve optar por peixes selvagens e NÃO de aquacultura, pois os peixes de viveiro podem conter químicos para promover um crescimento rápido. Estes químicos prejudicam bastante a nossa saúde, principalmente a do nosso bebé!

Vivemos num país com peixe fresco de alta qualidade, por isso vamos aproveitar!
Pode optar por comprar peixe fresco ou congelado, desde que selvagem e que esteja incluído na listagem dos que apresentam menor concentração de mercúrio!

Bom apetite! 

Enfª Carmen Ferreira da Bebé Saudável

Um artigo exclusivo para Barrigas de Amor®