Adeus Ano Velho, Olá Ano Novo! Vamos ensinar aos pequenos a verdadeira Matemática?

Então para o novo ano esta será a nossa equação: Vamos subtrair as tristezas, adicionar sucesso, multiplicar amigos e felicidade e dividir (partilhar) os momentos com quem mais amamos! 

Estas são as nossas sugestões para entrarmos em 2017 absolutamente FELIZES! 

 

Reflexão e desejos ----> Ready

Em qualquer brincadeira a aprendizagem é fundamental!

É importante ensinarmos aos pequenos que todas as acções têm resultados, por isso, para começar a Super-Mega-Fabulosa Festa, vamos fazer um apanhado do ano de 2016 e apontar os momentos que mais se destacaram negativa ou positivamente, para determinar o que temos que corrigir, melhorar e manter!

1. E que tal começarem a reflexão com esta ficha por preencher, muito divertida e que obriga os miúdos a conhecerem-se melhor e a pensar a médio prazo? 

Resoluções de Ano Nvo

Fonte: Pinterest

2. Mas podem ainda... fazer uma cápsula do tempo!

Preencham a mesma ficha, coloquem numa lata/garrafa e enterrem-na no vosso jardim, quintal ou algum sítio especial onde costumem ir em família. Coloquem também fotografias, desenhos e recordações importantes na vossa cápsula - vai ser ainda mais especial quando a desenterrarem!

Só podem fazê-lo em 2018, para verem as respostas que os miúdos deram agora e compararem as diferenças!

3. Entreviste-os e faça uma vídeo reportagem!

Se começar a fazê-lo desde cedo acreditamos que irá ouvir respostas absolutamente hilariantes que vai querer com certeza recordar... Aquela gargalhada, aquela resposta que ainda hoje conta a toda a família e é a risada geral, poderá estar "documentada" :) 

Fonte: Pinterest

 

 

 

 

4. PedrasSe forem adeptos da Natureza, podem sempre apanhar alguns seixos ou conchas, pintá-los com palavras que querem atrair para o ano que se avizinha - FELICIDADE, AMOR, SAÚDE, SUCESSO, PAZ, TRABALHO, FAMÍLIA, AMIGOS - ou mesmo com desenhos, e atirá-los ao mar para que todos os vossos desejos se concretizem.

Fonte: Pinterest

 

 

Preparação ----> SET

ELEMENTOS A PREPARAR:

1. "Cocktails" & Doces Divertidos

Fonte: Pinterest

Receita: Nenhuma!

Compre uns copos festivos (de plástico, claro) para os filhotes e amigos, e coloque leite, iogurte líquido ou sumo, com uma bolacha pomposa como a da imagem e grande o suficiente para tapar a superfície do copo.

É caso para dizer que temos um lanche chique e nutritivo!!

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pinterest

Tapas divertidas são um sucesso garantido! Os pequenos não vão resistir aos mini burguers.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pinterest

Festa sem bolos não têm piadinha nenhuma!

Faça o bolo você mesma ou compre o bolo e adicione os acessórios depois, o que interessa é ser temático para que os pequenos se sintam numa Festa de gente crescida. Este foi inspirado nas 12 badaladas e está um mimo!

 

 

 

 

Fonte: Pinterest

Inspirem-se na época natalícia e criem formas divertidas com fruta para não ser só uma festa com gulodices!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. DIY: Acessórios para a Passagem de Ano

Fonte: Pinterest

Nesta altura do ano há imensos acessórios à venda - nos shoppings e não só - para se divertirem à grande na passagem de ano! Mas podem sempre criar os vossos próprios acessórios!

Para fazer algo semelhante a estes, por exemplo, basta criarem as formas em cartão, recortar, colocar cola nas formas e pulverizar com purpurinas à vossa escolha. 

 

 

 

Fonte: Pumpkin

Para os reis e rainhas da Festa temos uma sugestão da Rosebondon, que nos explica passo a passo como fazer esta coroa de festas. 

Pode ser feita pelos filhotes, devidamente supervisionados por um crescido. 

 

 

 

 

 

 

 

3. Indumentária

Fonte: Pinterest

São crianças, não tem que haver cá dress codes, mas se quiserem trazer um apontamento com dourado ou prateado a coisa já fica mais temática e depois com os acessórios tudo fica mais composto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversão! ----> GO

00h00 FELIZ 2017!!

1. É tempo de Karaoke!

Não há festa sem música, crie um ambiente disco para os mini-crescidos, reduza as luzes, por exemplo, e decore o espaço com cores brilhantes.

Poderá ainda dar-lhes aqueles tubinhos para fazer bolhas de sabão, também irá ajudar a tornar o ambiente divertido, mas sem exageros para o chão não ficar demasiado escorregadio.

Caso não tenha os aparelhos necessários para o Karaoke, hoje em dia já consegue encontrar uma série de opções divertidas para cantar através do youtube. Pesquise pelos canais preferidos das crianças: Canal Panda, Violetta, Ruca.

 

 

 

10...9...8...7...6...5...4...3...2..1...  Soltem os Balões!

Se os pequenos aguentarem até à meia-noite óptimo, se não, definam uma hora para finalizar as atividades e terminem com um espetáculo para os miúdos com balões a cair no momento da passagem do ano! Vão adorar!

 

 

 

 

 

 

 

3. "Make some noise!

     

Há que manter as tradições. É meter as tropas de tachos na mão, apitos e vuvuzelas e fazer barulho até mais não, para afugentar as coisas más de 2016 e trazer as boas para 2017. 

 

4. Lá fora - Onde ir? 

Dependendo da zona do País, as Câmaras Municipais organizam sempre programas familiares com muita animação, seguidas de um maravilhoso fogo de artíficio que traz sempre muita magia.

A atuar em Lisboa estarão Rui Veloso e Agir, no Terreiro no Paço. Já no Porto, a Passagem de Ano acontece em vários pontos na Avenida dos Aliados, ao som d'Os Azeitonas e dos Blind Zero.

Consultem aqui mais informações sobre a programação de estes e outros locais como Viseu, Barcelos, Coimbra, Almada, Setúbal, Armação de Pêra, Albufeira e Lagos, para a Passagem de Ano para 2017.