O Inverno chegou de armas e bagagens e ainda que a chuva tenha dado, felizmente!, algumas tréguas, o frio rigoroso que se faz sentir não convida a grandes programas fora de portas. Entreter os miúdos em casa nas férias ou durante o fim-de-semana pode parecer uma tarefa impossível, mas a Pumpkin reuniu algumas ideias divertidas, didácticas, sem tablets e televisões à mistura, e sobretudo... quentinhas! 

Trabalhos Manuais

Dedicar algumas tardes a trabalhos manuais é uma atividade divertidíssima que, além de ocupar o tempo, desperta a criatividade e imaginação da criança, promovendo os seus talentos. 

1. Faça plasticina caseira. 

Um dois em um perfeito: os miúdos vão achar imensa graça à ideia de criar a sua própria plasticina (de certeza que vão adorar todo o processo!) e ficam, depois, com um brinquedo para se entreterem durante horas a fio. O passo a passo é muito simples de acompanhar; a Ana Prazeres do blog Pintas Laranja explicou-nos como fazer a nossa plasticina caseira

2. Jogo de Pedras do Capuchinho Vermelho (ou de outra história qualquer!). 

As abobrinhas aí em casa gostam da clássica história do capuchinho vermelho?! Então temos uma sugestão de um jogo super divertido e low cost para fazer em família. As crianças podem decorar as pedras, divertir-se a "vestir" a avózinha com o capuz da neta ou o Lenhador com "patas de Lobo Mau", e ainda contar a história nas suas próprias palavras. Saiba como criar este divertido jogo

Mão na Massa

Atividade divertida e lanche incluído? Perfeito!

3. Bolachinhas de manteiga. 

Carros, peixinhos, casas, bonecas... aqui a ideia é meter, literalmente, a mão na massa, e deixar os miúdos criar as bolachinhas que sempre sonharam comer. Aprenda a fazer esta receita passo-a-passo com os pequenitos para uma tarde deliciosa! 

 

 

 

 

4. Bolo de chocolate com Nutella em caneca. 

Mmmmm! Nas tardes mais frias, um pouco de chocolate aconchega qualquer um! É mesmo impossível dizer que não a uma receita tão saborosa e que, ainda por cima, demora poucos minutos a fazer... os miúdos vão adorar ajudar no processo e, mais ainda, provar! Encontrámos a receita no livro "As Escolhas do Casal Mistério".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mimo! 

5. Às vezes umas horas de miminhos é tudo aquilo de que precisamos! 

Diversão sem limites e para todos os gostos

As crianças são apaixonadas por jogos... e nós também! Alguns dos nossos preferidos são ótimos para estes dias mais frios. 

6. Quem sou eu?

Distribuam papéis, canetas e fita-cola por toda a família, sentem-se no sofá, e preparem-se para jogar ao "Quem sou eu?". É fácil e super divertido: cada pessoa tem que atribuir a outra uma personagem - de algum filme da Disney, por exemplo! - e colar-lhe na testa o papel com o nome da personagem escolhida. "Sou homem ou mulher"? "Mulher". "Sou loira ou morena?" "Loira". "Sou a Elsa!". Quem adivinhar primeiro ganha! 

7. Escrevam uma história em conjunto.

A escrita pode ser um jogo que rende muitas gargalhadas: alguém começa por escrever uma história na primeira linha de uma folha. Quando chegar à linha seguinte só pode escrever mais uma palavra, e deve depois dobrar a folha de forma a que o escritor que se segue não consiga perceber de que se trata a história, tendo que a continuar com base apenas na tal palavra. Uf, que desafio! O exercício repete-se até que a folha acabe. Leiam então a vossa história... não baterá a bota com a perdigota mas vão rir-se imenso de certeza. 

8. Fazer puzzles.

Uma das atividades preferidas das nossas abobrinhas é fazer puzzles, com compexidade adaptada a cada idade. Os miúdos adoram fazer sozinhos ou com a companhia dos pais.

Está frio? Não faz mal! Vamos para a rua! 

 

9. Brincadeiras e saltos na rua.

Se a chuva e o frio não forem demasiados, equipem-se com impermeáveis e galochas e saiam para a rua para saltar em todas as pocinhas que encontrarem. É divertimento garantido para toda a família. Essencial: ter uma muda de roupa pronta e um banho quentinho a postos.

 

 

10. Não se esqueça de consultar a agenda da Pumpkin. 

Descubra na nossa agenda que atividades estão a decorrer, porque há sempre imensos programas giros para todas as idades a decorrer e de certeza que vai encontrar aquele que é mesmo ideal para os seus filhos. Já pode pesquisar o que fazer por local, idade e tipo de atividade - veja na barra da direita.