De onde vem a energia? Se olharmos à nossa volta vemos que (quase) tudo sobrevive por causa da energia: os transportes, a televisão, a iluminação, o aquecimento, mas também as plantas, a música e a comida.

Para conseguirmos brincar e aprender, precisamos de energia. A energia vem maioritariamente do Sol mas e como é que recebemos energia? Isso mesmo, através da ingestão de alimentos! Mas como é que a energia vem dos alimentos? Damos um exemplo de uma cenoura:

  1. A rama verde da cenoura capta o carbono, que está no ar, e a energia do sol e, através das raízes, junta-lhe a água e os minerais que absorve da terra.
  2. A cenoura vai crescendo. A energia do sol está armazenada dentro da cenoura, nas suas fibras!
  3. Depois o nosso corpo transforma os alimentos em energia química e usa-a, por exemplo, para crescer.
  4. A Energia do nosso corpo também pode ser usada para dar à manivela, dar ao pedal, correr, produzir calor. É preciso aproveitá-la bem!

 

Mas, na natureza, podemos ir buscar a Energia a diferentes elementos: diretamente ao sol, ao vento, às ondas, às árvores, ao petróleo, ao carvão e a muitas outras fontes. Depois podemos transformar estas formas de Energia noutras que nos sejam mais úteis: energia elétrica ou mecânica, por exemplo.

 

Existem dois tipos de fontes de energia: fontes renováveis e fontes não renováveis. As fontes renováveis não se esgotam (ou seja, não acabam) e as fontes não renováveis têm um limite, ou seja, chegam a um ponto em que se esgotam.

 

Mas que tipos de energia fazem parte das fontes renováveis? O sol (Energia Solar), o interior da Terra (Energia Geotérmica), o vento (Energia Eólica), ondas, marés e rios (Energia Hídrica) e a Energia da Biomassa.

 

E das fontes não renováveis? Petróleo, gás natural, carvão e urânio (Energia Nuclear).

 

Se quiser trabalhar este tema com os seus filhos, pode usar as Fichas de Atividades da Missão UP disponíveis:

1.º Ciclo (download de PDF)

2.º Ciclo (download de PDF)

 

Se quiser mais informação sobre Aulas de Energia e Sessões de Esclarecimento, pode pedir mais informações no site da Missão Up ou através do email contacto@missaoup.com ou telefone 213 153 066