Workshops e Formação para professores e educadores

Norte | Sul 

 

APSI- Regresso às Aulas

A escola e a creche são espaços onde as crianças passam grande parte do seu tempo. Entre a aprendizagem e as brincadeiras é fundamental criar ambientes seguros, onde as crianças possam interagir com autonomia.

É, por isso, fundamental saber como evitar os acidentes graves. Os profissionais de Educação devem ter formação nesta área, de modo a desenvolverem estratégias de controlo de risco e de análise das causas dos acidentes em contexto escolar.

 

A Par - Aprender em Parceria

O Projecto A PAR tem como missão contribuir para uma melhoria educacional significativa de toda a comunidade, através de um trabalho de parceria com pais e cuidadores e em conjunto com as crianças desde o seu nascimento.  

Dinamiza vários workshops com diversos temas dentro da área da infância e/ou parentalidade.

 

Casa da Música

De natureza prática, estas oficinas de um dia destinam-se a profissionais que, de algum modo, trabalham a música no contexto escolar, bem como a alunos do ensino vocacional de Música.

Porque facilitar a aprendizagem e incentivar a criatividade dos alunos são tarefas que exigem o investimento permanente em linguagens estimuladoras, são aqui expostos métodos inovdores, interdisciplinares e facilmente replicáveis na sala de aula.

Estas sessões proporcionam ainda a actualização de conhecimentos, bem como a partilha de experiências entre profissionaais com realidades semelhantes.

 

Museu dos Transportes e Comunicações

Partindo da importância de assegurar formação contínua em diferentes áreas e domínios de intervenção, o Centro de Formação da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações tem criado um processo formativo enquadrado na actividade cultural que promove.

Sendo a comunidade escolar um dos alvos privilegiados da sua acção, o Centro tem orientado projectos formativos para educadores de infância e professores. Noutra vertente, desenvolve acções para técnicos de instituições culturais. Com estas vertentes formativas, tem sido posta em prática uma filosofia de formação-acção, promovendo a implicação directa dos participantes nos projectos culturais desenvolvidos pelo Museu e, desta forma, contribuindo para uma efectiva formação de públicos.

 

Fundação Serralves

Espaço aberto à imaginação, à reflexão e ao debate, Serralves estimula a aproximação crítica e criativa à cultura contemporânea, na perspectiva de estabelecer com as escolas uma relação cada vez mais cúmplice e dinâmica.

 

 

Plantar Uma Árvore

A Associação Plantar Uma Árvore tem como missão a defesa da floresta nativa e das espécies autóctones, e preparou um programa especial para escolas, incluindo oficinas para professores e educadores.

 

Visionarium

O Visionarium tem uma oferta inovadora, que permite a grupos escolares e ao público geral a realização de sessões experimentais semelhantes às realizadas num laboratório de investigação científica.

Para tal foi criado no Visionarium o Laboratorium, um espaço de Divulgação Científica dotado de infra-estruturas e de equipamento necessários ao desenvolvimento de actividades experimentais, nas quais se recorre às técnicas e aos conhecimentos mais actuais na áreas da Biologia Celular e Molecular, Genética, Microbiologia, Bioquímica e Química.

 

 

 

Clique nos títulos para conhecer as propostas de saídas pedagógicas a Norte ou a Sul do país, as actividades que vão à sua escola e os Workshops e Formação disponíveis a Norte ou a Sul do país.

  •     Saídas pedagógicas para este ano letivo

Norte | Sul

 

  •     Actividades na sua Escola que os miúdos e os pais deles vão adorar

Actividades Pedagógicas  |  Aprendizagem de Linguas  |  Ciência

Motricidade    |    Promoção da leitura    |    Teatro e Espectáculos