A Mediação de Conflitos em Contexto Escolar visa lidar com o conflito no ambiente escolar, possibilitando que todos os intervenientes possam desempenhar um papel responsável e activo na resolução dos seus problemas.

Neste sentido, a Mediação Escolar implica o envolvimento de todos os elementos da comunidade escolar, desde a direcção da escola, os docentes e o pessoal auxiliar e administrativo, aos estudantes e suas famílias, pela promoção de um espaço relacional que permite a comunicação e cooperação entre todos, mas também a aprendizagem e o crescimento pessoal.

Sendo o conflito inevitável e parte integrante da vida escolar, torna-se pertinente desenvolver competências e estratégias de resolução de conflitos que permitam melhorar a comunicação, trabalhar a confiança e prevenir futuros conflitos, com o objectivo de promover a qualidade de vida de todos aqueles que vivem a realidade “escola”.

Com esta formação pretende-se sensibilizar os professores e outros agentes educativos para a importância da mediação em contexto escolar, através da promoção de competências básicas de resolução de conflitos junto destes profissionais.

Esta formação compreende uma componente prática de desenvolvimento e implementação de programas de mediação de conflitos, na medida em que os participantes deverão criar de forma supervisionada um programa de mediação em contexto escolar nas escolas onde leccionam.

Objectivos Gerais:

Espera-se que os formandos fiquem aptos para elaborar, planear, gerir e avaliar Projectos de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

Calendarização:

Fevereiro: 21 Abril: 18 Maio: 9 Junho: 6 e 20 Julho: 4 e 25

Horário:

Sábados das 10:00 às 17:00