O Serviço Educativo da Fundação de Serralves desenvolve todos os anos um projeto através do qual é promovido um envolvimento continuado da comunidade escolar. Em torno de um eixo temático, fazendo uso das valências proporcionadas pela programação do Museu e do Parque de Serralves, preparamos um estimulante programa de atividades destinadas a professores e alunos.
Estas atividades incluem: um seminário de abertura; oficinas experimentais para professores e para alunos, orientadas por artistas e educadores da equipa do Serviço Educativo; debates sobre o processo de trabalho; uma exposição com todos os trabalhos apresentados pelas escolas participantes e uma publicação final.

Para o ano letivo 2016/2017 o programa terá como tema norteador A CURIOSIDADE COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO e o seu programa abrangerá:
  • Encontro
  • Workshops
  • Oficinas experimentais para professores e para alunos, orientadas por artistas e educadores da equipa do Serviço Educativo; 
  • Exposição com os trabalhos apresentados pelas escolas participantes
  • Debate com professores sobre o processo de trabalho
  • Publicação final com os resultados dos encontros e da exposição
Os encontros, debates e oficinas desenvolver-se-ão a partir do tema da CURIOSIDADE como ferramenta pedagógica. Crentes de que o processo educacional efetivo passa pela curiosidade que, no âmbito da educação pode ser nomeada por curiosidade epistemológica, o Serviço Educativo propõe-se durante o ano letivo 2016/2017 a inquirir, analisar e debater a pergunta: como integramos e encorajamos a curiosidade no nosso processo educativo? Como é que a curiosidade é integrada na vivência das artes? Qual a sua importância ao ato de conhecer? Como é que o museu de arte contemporânea e o parque de Serralves integram esta dimensão? 

Público-alvo: do ensino pré-escolar ao secundário