A Curtas Metragens CRL Cooperativa de Produção Cultural tem apoiado nos últimos anos a atividade letiva no concelho de Vila do Conde, centro da sua atividade, mas também nos concelhos vizinhos e, um pouco, de todo o país.

 

SERVIÇOS EDUCATIVOS 2016/2017

Solar  - Galeria de Arte Cinemática

Por via dos seus projetos centrados na Solar Galeria de Arte Cinemática, incluindo a Animar, convida a comunidade educativa a uma participação ativa e, eventualmente, à apresentação de outras propostas de formação inovadoras, dirigidas não só a crianças e jovens, desde o pré-escolar, ao básico e secundário e, até, à universidade, mas também a pais e professores. Importa salientar que todo o trabalho a desenvolver será bastante diversificado, seguindo um modelo de aprendizagem lúdica, ora integrada na componente curricular ora extracurricular, no campo das artes plásticas, cinema e, particularmente, no cinema de animação.

Como ponto de partida, elaborou uma série de propostas que visam a integração nos projetos educativos de cada turma ou escola, a partir do início de ano letivo. Com a definição mais detalhada de toda a programação, sempre que oportuno, atualizará a informação prestada.

 

DEZEMBRO 2016

O Dia Mais Curto

Sessão de Cinema Curtinhas

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano.

Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países.

Em Portugal, o evento é organizado ​pelo quarto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos. 

À semelhança das edições anteriores, dezenas de cidades vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas próprios associados ao evento, ou das sessões disponibilizadas pela Agência da Curta Metragem.

O Dia Mais Curto será igualmente celebrado por estudantes de diferentes graus de ensino, com sessões de curtas-metragens em escolas do ensino básico e secundário que terão lugar durante todo o mês de dezembro. ​

 

Visitas Guiadas às Exposições da Solar – Galeria de Arte Cinemática

OUTUBRO 2016

Biotope de João Tabarra

 

FEVEREIRO 2017

ANIMAR 12

ANIMAR é um projeto lúdico-pedagógico em torno da imagem em movimento original na forma de apresentação, pelo modo como utiliza diversos espaços e dilui fronteiras – a sala de cinema, a galeria de arte, o atelier, a sala de aula – mas também pela forma como, a partir da exploração da relação autor – obra articula criadores, formadores, professores e alunos com o intuito de mostrar a diversidade de materiais, elementos plástico visuais e 

Têm como objectivo aproximar o público jovem aos modos de fazer cinema de animação, revelando alguns dos processos da realização em animação e motivar, assim, o próprio ato criativo.

 

Visita Guiada

2a a 6ª horário a definir mediante a reserva

As visitas guiadas às exposições dirigidas a alunos e professores, possibilitam a criação de leitura multidisciplinares a partir do cruzamento entre o cinema e as artes visuais.

Visita Guiada /Oficina na Solar

As visitas guiadas/oficina permitem  descobrir as diferentes exposições da Solar através da realização de exercícios  de pixilação concebidos para os mais novos.

 

ATIVIDADES

 

Apresentação ANIMAR nas Escolas

Set 2016 a Jun 2017

Nas escolas

De 2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.

 

Apresentação do Projeto ANIMAR da Sola- Galeria de Arte Cinemática  a alunos e professores.

 

Oficinas nas Escolas

 

 -Brinquedos Ópticos

Duração: 90 minutos

2a a 6ª horário a definir mediante a reserva

 

  • Ensino Pré Escolar  e Ensino Básico (1º ao 4º ano)

Taumatrópio, Folioscópio, Kaleidoscope, Anamorfose

 Sinpose: Introdução ao cinema de animação através dos diferentes brinquedos ópticos.

Objectivos: entender como é criada a ilusão de movimento, exploração plástica do desenho, desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através da experiência do cinema

 

  • Ensino Básico (5º ao 9ª) e Ensino Secundário

 

Zootrópio, Flipbook , Phenakiscope, Kaleidoscope, Anamorfose

Sinopose: Introdução ao cinema de animação através dos diferentes brinquedos ópticos.

Objectivos: entender como é criada a ilusão de movimento, exploração plástica do desenho, desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através da experiência do cinema

 

 -  Iniciação ao Cinema de Animação

Duração: 90 minutos

2a a 6ª horário a definir mediante a reserva

 

 

 Pixilação

Ensino Pré Escolas; Ensino Básico e Secundário

Sinopse: Uma oficina em que os protagonistas são os alunos e os professores,

Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de pixilação; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginaçãoo e da criativade

 

Stop Motion

Ensino Básico e Secundário

Sinopse: Introdução ao cinema de animação através da técnica em stop-motion, com recurso a marionetas, recortes, desenhos, bonecos, plasticina, tudo o que  se possa imaginar para animar.

Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de stop-motion; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade

 

Sessões de Cinema

  • no Teatro Municipal de Vila do Conde

Duração: 60 minutos

3ª a 6ª horário a definir mediante a reserva.

  •  nas Escolas

Duração:60 minutos

2ª a 6ª horário a definir mediante a reserva.

 

JULHO 2017

Curtinhas -  Sessões Especiais para Escolas

Durante o 25º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema 

11 a 14 de Julho no Teatro Municipal de Vila do Conde

Horário a definir

 

Contatos (informações e reservas)

Rita  Romba / Davide Freitas

252 646 516 / 96 0318006  

animar@curtas.pt