Alimentação de um bebé de 7 meses - Pumpkin.pt

Alimentação de um bebé de 7 meses

Alimentação de um bebé de 7 meses

Carolina Fernandes da Bebé Gourmet fala-nos sobre a alimentação dos bebés aos 7 meses:

Como é a alimentação de um bebé de 7 meses? Por esta altura, a maioria das abobrinhas estão muito mais habilidosas no que toca à alimentação.

Estão aptos a provar alimentos com sabores mais definidos, a novas texturas e cores. É por esta altura que o bebé começa a levar a comida à boca, e tudo o resto que encontra. Qualquer miolo de pão ou bolacha será qualificado de manjar.

Nesta fase os alimentos vão ser mais chupados e esmagados do que comidos, por isso não estranhe nem contabilize esses alimentos como parte da refeição. A quantidade que é realmente engolida é quase insignificante, diria eu.

Alimentação de um bebé de 7 meses: o que oferecer?

Pode ser oferecido, miolo de pão, pedaçinhos de bolachas, fruta e legumes mais doces em pedaços macios e até a fruta já pode ser oferecida crua, mal ralada ou esmagada grosseiramente. Está a ficar um crescido!!

Se ainda não testou, esta é também uma boa altura para introduzir uma papa de cereais com Glutén.

Essa temível proteína maléfica que está na moda. Começe por pouca quantidade, uma colher de cada vez e vá aumentando gradualmente dia após dia, sempre atenta a qualquer manifestação,  como por exemplo, emagrecimento súbito, cólicas, aumento abdominal, diarreia com ou sem febre.

O seu bebé pode não tolerar o glutén e desenvolver uma reacção alérgica, mas apesar deste cenário negro, não deixe de tentar.

Alimentação de um bebé de 7 meses: como introduzir

O objectivo para este mês é conseguir ser consistente no tipo de refeição a oferecer ao bebé e no intervalo que decorre entre cada uma delas. É normal que o bebé por esta altura ainda beba 500ml a 700ml de leite materno ou adaptado, por dia.

A meta é trabalhar para que existam, bem definidas, 4 a 6 refeições por dia:

  • 1 refeição de papa;
  • 1 ou 2 refeições de sopa com proteína e sobremesa de fruta, o almoço e o jantar;
  • As restantes refeições de leite.

Cada bebé tem o seu ritmo e não deve ser pressionada a comer, já aqui falamos antes sobre isto.

Desde que a criança mantenha um ritmo de crescimento saudável e um ganho de peso dentro dos parâmetros adequados, não me parece prudente valorizar as recusas alimentares.

Alimentação de um bebé de 7 meses: a importância do leite materno

Continua a ser extremamente importante o leite materno nesta fase. As necessidades nutricionais estão aumentadas nesta fase de crescimento exponencial e as reservas de Ferro estão no mínimo.

O Leite materno continua a ser o melhor alimento, apesar de ter necessidade de ser complementado. Por essa razão, se estiver a oferecer leite artificial, opte por um enriquecido em Ferro que nesta fase será essencial para o desenvolvimento mental e físico do seu bebé e para a formação dos glóbulos vermelhos, as células do sangue.

Todos os bebés nascem com reservas limitadas de ferro que findam por volta dos 6 meses. Essa reserva deve ser reposta através de alimentos como a carne vermelha (proponho a vitela e o borrego); os legumes de folha verde (brócolos, acelgas); papas ou cereais enriquecidos com Ferro. Como estratégia para aumentar a absorção, tente servi-los com fruta e legumes ricos em vitamina C.

O que mais desenvolve-se nesta idade?

É também por esta altura que podem começar a aparecer os primeiros rasgos de dentes nas gengivas.

Compreende-se por isso a insistência de colocar tudo na boca, primeiro como método de exploração do mundo que o rodeia e como método de relaxamento perante o desconforto que estes novos elementos bucais acarretam consigo.

Há uns dias, apresentaram-me  um artigo que me parece adequado a esta fase. Uma chupeta dupla e que funciona igualmente como mordedor. A chupeta dupla permite colocar alimentos no seu interior e ao morder permitem escapar algum sumo natural. Pode ser recheada de fruta congelada, sem haver o perigo de engasgamento e promovendo efeito anestésico pelo frio em contacto com as gengivas.  Existem várias estratégias no mercado, basta procurar e saber adaptar para a fase em que se encontra.


Se não tem tempo ou talento para a cozinha, não se preocupe, a Bebé Gourmet oferece soluções que dão respostas a cada uma das etapas de alimentação do seu filho, reunindo uma vasta gama de refeições frescas, confecionadas com ingredientes biológicos.

Visite-nos na nossa loja na Rua Fernando Namora em Telheiras, Lisboa ou o nosso site em www.bebegourmet.pt ou a nossa página de Facebook em www.facebook.com/bebegourmetpt .

Carolina Fernandes – Nutricionista e Coordenadora de Produção da Bebé Gourmet

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<