Colocar um bebé numa piscina não é uma escolha que se deva fazer de ânimo leve. Há questões que deve colocar antes de escolher uma piscina para os seus filhos. Nós dizemos-lhe o que de ter em conta, e indicamos piscinas que nos foram recomendadas na região de Lisboa.

Que a natação é benéfica para as crianças é praticamente uma ideia generalizada. É um desporto completo que provoca um melhor desenvolvimento muscular e do aparelho cardio–respiratório, estimula o apetite e o sono é mais descansado. Há no entanto questões que deve considerar antes de selecionar uma piscina para os seus filhos.  

Um dos factores principais a ter em conta é o nível de cloro. Um estudo recente refere o cloro como causador de problemas imunológicos e respiratórios como alergias e asma. A sinusite, irritações dermatológicas e otites, principalmente em piscinas aquecidas onde o ar fica viciado, podem ser também provocadas pela água e o cloro. O nível máximo de cloro numa piscina dever ser 2 ppm.

A água deve ser cristalina, o PH deve estar entre os 7,4 e 7,6 e a temperatura média deve rondar os 32 graus.

Um factor para avaliar a qualidade de atenção que cada bebé pode ter é também o número de alunos por professor. Uma aula cheia de bebés nunca é a mesma coisa do que quando são só alguns.

Por outro lado, até aos três anos, os bebés devem ser sempre acompanhados por um dos pais, pelo menos. O que há a ter em conta é se a piscina permite ou não que os dois pais vão ao mesmo tempo. Uma aula a três pode ser muito divertida!

Quanto ao banho dos bebés depois da natação, é necessário ter atenção, por exemplo, se só há duches presos ao tecto ou se pode dar-lhe um banho mais suave do que uma chuveirada vertical, pois geralmente os bebés não gostam.

É também simpático que haja um lugar circunscrito onde colocar os bebés enquanto os pais tomam banho.

Depois de avaliados estes factores, é só escolher. Há óptimas piscinas em Portugal tanto camarárias como particulares. Bons mergulhos!

Perguntámos às famílias que nos acompanham quais as suas piscinas preferidas - estas são as indicadas, em Lisboa:

Piscina Municipal do Restelo

Piscina Municipal do Restelo

Morada: Rua Antão Gonçalves, 1400-015 - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: Tem óptimas condições e um preço muito bom.

Piscina Sporting Clube de Portugal

Piscina Sporting Clube de Portugal

Morada: Rua Francisco Stromp Estádio José Alvalade, 1600-466 - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: Estacionamento interior gratuito (1h30m), a simpatia da monitora, a possibilidade de ter aulas com os dois pais 1 vez por mês, e a cara de alegria da nossa bebé cada vez que entra na água. 

Piscina ginásio Solinca

Piscina ginásio Solinca

Morada: Avenida Lusíada Centro Colombo, Loja A 201, C.C. Colombo 1500-392 - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: Dedicação da professora.

 

Clube Nacional de Natação

Clube Nacional de Natação

 

Morada: Rua de São Bento, 209, 1250-219 - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: É um espaço fantástico, espaçoso, com vidro a toda a volta e muito amplo. Tem também um espaço exterior com uma piscina que está aberta ao público nos meses de calor mediante pagamento diário. Os professores são muito bons e tem muito boas condições de higiene.

 

 A Piscina

A Piscina dos Bebés

Morada: Edificio Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte, 1350-352 - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: Do espaço estar preparado para bebés (cuidado com a temperatura da piscina e do ar na piscina e no balneário), espaço para mudar e vestir bebés sem apanhar correnter de ar frio. Da qualificação e preparação dos professores. Tem vários horários e boas condições.

"As condições são boas, o balneário limpo, apesar de pequeno em alguns dias a algumas horas; o ambiente é muito simpático, toda a família pode ir assistir, os professores são bons e simpáticos, quando se falta a alguma aula pode compensar-se a qualquer altura, em qualquer hora - a maior vantagem! Nunca sentimos que estamos a perder dinheiro. As aulas têm poucas crianças, e há muitas brincadeiras para interagirem... " 

 

Estádio Universitário

Estadio Universitário

 

Morada: Av. Professor Egas Moniz, 1600 – 190 LISBOA

O que as pessoas gostam mais: É num sítio bastante central em Lisboa e de fácil acesso dos mais variados transportes. O espaço amplo da piscina, espaço para o pai/mãe que assiste, a qualidade e diversidade das actividades com os bebés na água. É das que tem melhor qualidade de água, tratada com raios ultra-violeta.

 

Delfins Azuis

Delfins Azuis

Morada: Rua Baptista Pereira - Bairro 1º de Maio, Tires 2785-301 - S. Domingos de Rana

O que as pessoas gostam mais: Baixos níveis de cloro com os resultados de avaliações visíveis. Água tratada com raios ultra-violeta. Falam inglês, não é necessário levar tocas para bebés, pequenos grupos e divididos por idade, fraldários nos vestirários femininos e masculinos, aquecedor de água. 

Holmes Place

Holmes Place

Morada: Várias, consultar site.

O que as pessoas gostam mais: Do ambiente em geral, da atenção dos professores.

 

Piscina do Centro Desportivo Nacional do Jamor

Piscina do Centro Desportivo Nacional do Jamor


Morada: Praça da Maratona 1495-751 Cruz Quebrada - Oeiras - Lisboa

O que as pessoas gostam mais: Conta com várias atividades:

Natação Pura: Escola de Natação e Natação Livre Hidroginástica: Classes de Hidroginástica | Hidro Deep | Hidro Sénior Hidroterapia: Classes de Natação Adaptada | Reabilitação | Correcção Postural | Exercício Pré-parto

 

Conheça as Piscinas da Câmara Municipal de Lisboa   

     Outras Piscinas
   

 

Piscina Clube VII

Olaias Club

   

Piscina Inatel

    Piscina do Rego Piscina dos Anjos
   

Piscina Vale do Fundão 

Piscina Sport Lisboa e Benfica 

   

Piscina Municipal do Casal Vistoso 

Piscina do Oriente 

    Piscina da Ameixoeira

Piscina de Campo de Ourique 

   

Piscina da Boa Vista