Numa terra mágica distante, abrigada entre prados verdejantes e redondas colinas, há uma pequena e pitoresca aldeia onde vive um despreocupado rebanho de ovelhas.

Mas a sua vida rural e calma é interrompida quando uma alcateia de lobos se instala numa ravina ali perto. De acordo com as antigas tradições, o líder que se retira, Magra, anuncia que o seu futuro sucessor deve provar o seu direito a liderar, vencendo os seus rivais.

Quando o poderoso e sanguinário Ragear avança, o único lobo corajoso o suficiente para o desafiar é Grey, o favorito da alcateia, mas um eterno brincalhão.

Os candidatos têm três dias para se preparem para o duelo. Nessa mesma noite, numa grande festa para comemorar o evento, Grey planeia pregar uma partida a Ragear, vestindo-se de carneiro.

Toda a alcateia se ri bastante com isso, mas o amor de Grey, Bianca, não fica nada impressionada. Ela decide terminar a relação com ele – pelo menos até ele parar de se comportar como uma criança e se tornar mais sério. Grey fica devastado.

Ele vai para a floresta, onde descobre um acampamento de coelhos Ciganos que estão a dar um espetáculo para os habitantes da floresta. Grey descobre que Mami, a coelha cartomante pode fazer magias prodigiosas e pede-lhe que o mude para poder conquistar o amor de Bianca de volta.

Sem qualquer hesitação, Mami dá-lhe uma poção mágica de transmutação. Grey bebe a poção e volta para o covil da alcateia, mas descobre ao chegar lá que foi transformado… num carneiro!

Grey mal consegue fugir dos seus companheiros lobos e vai dar à aldeia das ovelhas. As ovelhas inicialmente desconfiam mas, sendo um grupo curioso e amigável, depressa recebem Grey no seu seio e até dão uma festa em sua honra.

Ele fica na aldeia, um lobo em pele de ovelha, nunca se habituando totalmente ao seu novo corpo e está constantemente a colocar-se em situações embaraçosas e cómicas.

As ovelhas gostam de Grey, mas ele tem muitas saudades de casa. Um dia, enquanto deambula pela floresta, ele depara-se inesperadamente com Bianca.

Ela diz-lhe que Magra morreu e que o cruel Ragear é o novo líder. Um dos carneiros vê Grey a conversar com Bianca e, na reunião seguinte das ovelhas Grey é expulso da aldeia.

Grey procura a cartomante Cigana, que lhe diz como a poção mágica pode ser revertida. O problema é que, se Grey tentar procurar o antídoto não será capaz de salvar as ovelhas.

Ragear planeia atacar a aldeia das ovelhas na manhã seguinte. Grey toma uma decisão difícil e corre de volta para a aldeia para avisar as ovelhas da ameaça iminente.

Grey faz um impressionante discurso e inspira as ovelhas a retaliar. Segue-se uma grandiosa operação militar e as ovelhas conduzem os lobos a uma armadilha mortal, mas, amáveis por natureza, ficam com pena do seu inimigo e deixam-nos sair ilesos.

Ragear está muito próximo de magoar um “carneiro patético” quando Bianca e Mami chegam com o orvalho mágico e salvam o dia. Grey transforma-se de novo num lobo e derrota Ragear.

Todos torcem e felicitam e Grey pede Bianca em casamento. As celebrações do casamento duram três dias e três noites.

Grey torna-se no novo líder da alcateia e no marido carinho e responsável de Bianca.

Assita ao trailer deste eterno duelo:

Lema: “Onde quer que estejas, sê tu próprio.”

Género: Animação

Duração: 80 minutos

País de Produção: Rússia

Ano: 2016

Data de estreia em Portugal: 5 de janeiro de 2017

Produtora: Wizart, CTB Film Company

Realização: Maxim Volkov, Andrey Galat Argumento: Neil Landau, Sugar 1KG, Maxim Sveshnikov Produção: Sergey Selyanov, Yuri Moskvin, Vladimir Nikolaev Vozes Portuguesas: Eduardo Frazão, André Raimundo, Paulo Lage, Liana, Maria Leite, José Raposo, Sérgio Calvinho